Secretaria e Saúde comemora primeiro aniversário do Caps Cidah Viana

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), comemorou na última sexta-feira o primeiro aniversário do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Caps i) Cidah Viana com uma programação especial para os pacientes.

A abertura do evento foi com o Grupo de Teatro Dennis Heaton e, logo após, aconteceu um momento de descontração com grupo Doutores Palhaços.  No período da tarde foi realizada uma atividade lúdica, seguida de poesia, música, depoimento e um vídeo de homenagem ao Caps. Participaram das atividades autoridades, usuários do serviço, seus familiares e equipe de profissionais.

O serviço, que atende cerca de 220 pessoas atualmente, foi criado em 14 de agosto de 2020, com o objetivo de atender crianças e adolescentes que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo o uso de substâncias psicoativas e outras situações psicossociais que impossibilitem o paciente a estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida.

O nome do Caps é uma homenagem á atriz Cidah Viana, que morreu aos 59 anos no dia 13 de abril de 2018. Ela lutava contra um câncer desde 2017 e, além das inúmeras peças que estrelou pelo país, ficou conhecida por ter fundado em 1996 os “Doutores Palhaços”, um grupo que continua levando alegria e esperança a pacientes de hospitais da região.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram