Biblioteca Ataliba Lago expõe seleção de livros sobre o Afeganistão

A Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago iniciou hoje na última sexta-feira uma exposição com uma seleção de livros que trazem na temática o Afeganistão. A seleção dos livros busca ajudar a população a entender um pouco mais sobre o país, que está vivendo uma das maiores tragédias humanitárias de todos os tempos. Os livros de diversos gêneros abordam o modo de vida dos afegãos, política, luta pelos direitos básicos, o que é o Talebã e a realidade vivida pelo povo afegão. Os livros podem ser retirados por empréstimo.

O Talebã é um movimento fundamentalista e nacionalista islâmico que se difundiu no Paquistão e, sobretudo, no Afeganistão, a partir de 1994. Governou parte do Afeganistão entre 1996 e 2001, apesar de seu governo ter sido reconhecido por apenas três países: Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Paquistão. É, oficialmente, considerado como organização terrorista pela Rússia, União Europeia, Estados Unidos, Canadá, Emirados Árabes Unidos e Cazaquistão.

Marcado pela violência ideológica, o Talebã voltou a implantar o terror no Afeganistão, após conquistar a capital Cabul no início desse mês. O grupo voltou a governar o país e suspendeu todas as garantias individuais, além de prender jornalistas e promover assassinatos de manifestantes.

A Biblioteca Ataliba Lago está localizada na Avenida Coronel Júlio Gontijo nº 420, no Bairro Esplanada e o horário de funcionamento é de 7h30 às 19h. Mais informações através do telefone (37) 3222-7183.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram