Pacientes de anexo da UPA no Bairro Mansões são transferidos por falta de condições sanitárias

A Prefeitura de Divinópolis começou, nesta sexta-feira (13), a transferência de 23 pacientes que estavam internados no anexo da UPA, localizado no Bairro Mansões.  Os pacientes estão sendo levados para a sede da UPA no Bairro Ponte Funda. Segundo nota divulgada pela Prefeitura na manhã desta sexta-feira “a transição dos pacientes se tornou necessária pelo não atendimento às legislações necessárias de vigilância sanitária e também pela queda do número de internações nos últimos dias”.

Em 17 de junho, o chamado Anexo São Rafael da UPA foi interditado pelos fiscais da Vigilância em Saúde da Prefeitura de Divinópolis. De acordo com os fiscais, a falta de condições da unidade colocava em risco os pacientes internados, por não atenderem às legislações sanitárias.

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social (IBDS), responsável pela gestão da UPA e que está sob investigação da Polícia Federal e de um processo administrativo aberto pela Prefeitura, continua descumprindo o contrato de concessão de concessão do serviço sem que a administração Gleidson Azevedo (PSC) tome uma medida para que essa situação seja revertida. Ao contrário, em apenas dois anos já foram assinados quatro aditivos contratuais, elevando o contrato de prestação de serviços para uma gestão da UPA de cinco anos de R$ 91.043.671,20 para R$ 117.375.420,66, o que representa aumento de 28,07%. Dois aditivos foram assinados pela administração Gleidson Azevedo.

MOTIVOS

“A UPA – Anexo São Rafael não está atendendo as legislações sanitárias vigentes e o espaço já tinha sido interditado pela vigilância sanitária anteriormente e por isso foi necessário a transferência dos pacientes. Também pelo fato de estarmos vivenciando neste momento de pandemia da Covid-19, um decréscimo gradativo dos números da ocupação hospitalar, o que faz com que a UPA – Padre Roberto tenha condições de receber com segurança os pacientes da UPA – Anexo São Rafael”, afirmou a diretora de Vigilância em Saúde, Érika Camargos Ferreira.

Segundo a Prefeitura, as transferências dos pacientes serão realizadas nos próximos três dias. Nesta sexta-feira serão transferidos oito pacientes. Foi definido que os das áreas de ortopedia e cirurgias serão os primeiros.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram