Balanço da Secretaria de Saúde mostra queda no número de casos confirmados de covid-19 em Divinópolis

O número de casos confirmados de Covid-19 em Divinópolis retraiu na primeira semana de agosto, de acordo com as estatísticas da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). A queda foi pouco significativa, já que foi de apenas 5% em relação à última semana de julho.

De acordo com a Semusa, de 1º a 7 de agosto foram registrados 506 casos confirmados da doença. Na semana anterior, as confirmações da covid-19 chegaram a 534, ou seja, comparando as duas semanas, a queda foi de 5%.

As estatísticas da primeira semana de agosto é a menor desde a terceira semana de novembro do ano passado quando 137 casos tinham sido confirmados. O maior volume de casos confirmados ocorreu na semana de 11 a 17 de julho quando foram 705 casos de Covid-19 positivos na cidade. Na semana de 4 a 10 de abril forma 673 casos da doença confirmados.

OCUPAÇÃO HOSPITALAR

Outro fator que aponta para a regressão do contágio pela covid-19 na cidade é a queda contínua da taxa de ocupação hospitalar. De acordo com a Semusa, a ocupação de leitos de UTI está em 48,98% e no setor de enfermaria a taxa é de 37,16%, considerando saúde pública e suplementar.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto está com 46,67% dos leitos ocupados e na enfermaria, a ocupação é de 56,25%. No Complexo de Saúde São João de Deus a ocupação de leitos de UTI do SUS é de 45% e de 30% na enfermaria. Os hospitais Santa Mônica São Judas Tadeu operam com 100% de sua capacidade nos leitos de UTI.

ÚLTIMOS NÚMEROS

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na tarde desta quinta-feira pela Semusa, com mais uma morte confirmada ontem, Divinópolis chegou a 585 vidas perdidas desde o início da pandemia, sendo 313 homens e 272 mulheres. Já são 91.525 casos notificados.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram