Sistema de saúde de Divinópolis ameaça entrar em colapso e ocupação de leitos de UTI para covid-19 já chega a 70%

O avanço da variante Ômicron em Divinópolis provocou uma nova onda de contágio na cidade e a ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva exclusivos para covid-19 subiu de menos de 20% na semana passada para 70% nesta quarta-feira (19). A informação é da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Segundo a pasta, 28 pessoas estão internadas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19, o que equivale a 70%. No setor de enfermaria, a taxa é de 87,1%, com 34 leitos ocupados, restando apenas cinco leitos liberados. Nas UTIs, ainda há 12 leitos desocupados.

Segundo a Semusa, o Complexo de Saúde São João de Deus registra 14 internações pela Covid-19 em suas UTIs, sendo sete pacientes no CTI adulto e seis no CTI infantil da área atendida pelo SUS, além de um paciente no CTI adulto da área suplementar. No Hospital Santa Mônica, foram registrados três casos no CTI adulto. No Hospital São Judas Tadeu, há quatro casos de covid-19. No Hospital Santa Lúcia, há registros de sete internações por Covid-19 neste setor.

Na enfermaria covid-19, o Complexo de Saúde São João de Deus, registrou nove pacientes internados na área atendida pelo SUS e sete pacientes na área suplementar. O Hospital Santa Lúcia possui oito casos de Covid-19 internados em enfermaria, enquanto o Hospital Santa Mônica tem sete pacientes no mesmo setor. O Hospital São Judas Tadeu, registra três internações em enfermarias.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto: Diretoria de Comunicação/PMD