Divinópolis começa a vacinar crianças de cinco a 11 anos e Gabriel é o primeiro a receber a dose

Autoridades da Prefeitura de Divinópolis acompanharam nesta quarta-feira (19), o início oficial da vacinação contra a covid-19 de crianças de cinco a 11 anos. Gabriel Henrique Alves de Souza, de 10 anos, morador do bairro Vila Romana, foi a primeira criança da cidade a tomar a dose do imunizante pediátrico da Pfizer.

A vacinação de Gabriel aconteceu no Centro de Saúde do Bom Pastor. Participaram do ato presença a vice-prefeita, Janete Aparecida, o secretário de Saúde, Alan Rodrigo da Silva e o assessor especial de Governo, Fernando Henrique.  Gabriel, assim como as crianças que estão sendo imunizadas em seis unidades de saúde que farão a vacinação deste público, recebeu um Certificado de Coragem.

A mãe de Gabriel, Dulce Aparecida, segura a mão do filho durante a vacinação

A mãe de Gabriel, Dulce Aparecida de Souza, contou que estava muito aflita esperando que este momento chegasse. “Assim que abriu o cadastro eu já garanti a vaga dele, para que ele possa voltar seguro para a escola, já são quase dois anos sem escola”, disse ela. Gabriel também não escondeu a sua ansiedade. “Estava esperando a vacina, porque com ela eu posso voltar a ir na escola e a vacina é importante para que todas as crianças não fiquem doentes”, disse o menino.

O secretário de Saúde, Alan Rodrigo, lembrou que, exatamente há um ano atrás, começou a vacinação contra a Covid-19 em Divinópolis e o início da vacinação das crianças é mais um momento histórico e um período de alerta para toda população.  “Para nós, é um momento de muita alegria iniciar a vacinação das crianças no município, exatamente quando completamos um ano do início da vacinação de adulto, que tem sido um sucesso, mas é também um momento de apreensão com o aumento dos casos na cidade, portanto. Precisamos reforçar com a população o compromisso de tomar a vacina, seja a primeira, a segunda ou a dose de reforço. Assim como as crianças, que os adolescentes e adultos possam procurar os postos de saúde para completarem o seu ciclo vacinal para superarmos essa pandemia”, destacou o secretário.

A Prefeitura não revelou quantas crianças nessa faixa etária deverão ser imunizadas na cidade. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, foram enviadas 1.090 doses do imunizante infantil para a cidade.

Fonte: Diretoria de Comunicação/PMD
Fotos: Diretoria de Comunicação/PMD