Prevenção do câncer de próstata é tema de palestra no Pátio da Prefeitura de Divinópolis

Os servidores do pátio de Obras da Prefeitura de Divinópolis receberam na manhã de hoje (30/10) palestra com o médico do trabalho, Wander Freitas, sobre os cuidados e  prevenção para evitar o câncer de próstata. A iniciativa de promover  o debate é do Núcleo Social do Centro de Referência em Saúde e Segurança do Trabalhador (Cresst) da Prefeitura de Divinópolis, que desde o meados desde ano está com o “Projeto Rota da Saúde”, o qual tem como objetivo promover palestras educativas com temas diversos focados na prevenção de doenças.

O médico do Cresst, Wander Freitas, alertou os cuidados para prevenção do câncer de próstata (Foto: Flávia |Brandão)

Com linguagem didática, o médico esclareceu dúvidas e orientou os trabalhadores a realizar exames periódicos para prevenirem o câncer. Disse que a saúde masculina, devido ao “machismo” fica prejudicada, pois muitas vezes impede os homens de fazerem a devida prevenção e terem mais atenção a saúde. Destacou que é  preciso superar esses tabus, evitando conseqüências maiores para o trabalhador.

Na programação do projeto está previsto para o dia 25 de novembro palestra sobre o tema “Prevenção à Sífilis” com a equipe do SAE; e fechando o ano será abordado o tema “Cuidados com o Coração – Prevenção de Acidentes Cardiovasculares”, com o médico do Cresst, Antônio de Pádua.

As sociólogas do Cresst, Neide e Margareth, e os diretores do Sintram, Geise e Wellington

 

O Núcleo Social foi representado no encontro pelas sociólogas, Margareth Araújo e Neide Silva. Ao final do encontro, Margareth agradeceu a presença de todos  e destacou os resultados do projeto que a cada dia tem mais servidores  atentos e participativos aos debates.

SINTRAM

O Sintram  esteve presente na palestra, representando pelo vice-presidente do Sintram, Wellington Silva, e pela diretora de formação sindical, Geise Silva. Na oportunidade, os diretores convocaram os trabalhadores municipais para a assembleia que irá ocorrer amanhã(31/10), a partir das 18h, na sede do sindicato,  para tratar dos parcelamentos de salários e da suspensão das gratificações da atenção primária. “A administração já enviou ofício comunicando que irá haver o parcelamento de salários a partir do mês de novembro e nessa assembleia iremos decidir as ações da categoria diante dessa situação e somente com união que temos força para lutar”, destacou o vice-presidente.

Reportagem: Flávia Brandão
Comunicação Sintram