Servidores elegem representantes para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Prefeitura de Divinópolis

Os representantes dos servidores públicos municipais para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, da Prefeitura de Divinópolis, foram eleitos no início de outubro e aguardam agora a posse. De acordo com o técnico de segurança do trabalho da Prefeitura, Ciro Máximo, a administração municipal já foi oficiada sobre o resultado e resta agora o prefeito Galileu Machado  indicar os seus representantes. Assim que houver essa definição, será dado início as reuniões de trabalho da Cipa, sendo que há um ano o município está sem a atuação da Comissão.

De acordo com Ciro Máximo, o processo eleitoral ocorreu de forma tranquila, através de ofício repassado aos gerentes de cada unidade, de forma que foi possível ampliar a votação para todos os locais de trabalho, conforme determina a Portaria 3214, a qual aprova as Normas Regulamentadoras – NR – do Capítulo V, Título II, da Consolidação das Leis do Trabalho, relativas à Segurança e Medicina do Trabalho. “Enviamos as cédulas para os gerentes e cada gerente teve a responsabilidade de fazer a eleição em seu setor, através de envelopes, que chamamos de envelope urna, e esse envelope retornou ao Cresst com as votações e as pautas assinadas”, disse.

Equipe de segurança do Cresst conduziu o processo eleitoral dos representantes dos trabalhadores (Foto: Flávia Brandão/Comunicação Sintram)

O técnico explicou que devido à quantidade de funcionários da Prefeitura, cerca de cinco mil servidores, é realmente um processo difícil de ser realizado e em alguns locais de votação, o Cresst não recebeu nenhuma votação porque os gerentes não tiveram o cuidado de fazer  o processo no prazo  estipulado.  Além disso, o fato do município estar sem a Cipa desde o ano passado foi um fator que teve que ser contornado pela equipe de segurança que organizou todo o processo, mesmo sem ser atribuição da mesma. “É uma obrigação da Comissão eleitoral  fazer o processo de transição de uma CIPA para outra Cipa e não do técnico do trabalho  para realizar essa eleição”, explicou.

Ciro justificou que o município está há um ano sem a Cipa, uma vez que no ano passado houve apenas três servidores  inscritos e outro fator que inviabilizou foi que os professores estavam de greve, impossibilitando a votação. Devido ao desinteresse do funcionalismo, segundo o técnico, a administração está estudando gratificar a função, para que haja mais interesse  no futuro.

IMPORTÂNCIA

Ciro Máximo explicou que a Cipa tem o papel de trabalhar na prevenção de acidentes, na melhoria das condições de trabalho e dos locais de trabalho.  “Ela atua justamente para melhorar a qualidade de trabalho, a segurança, tendo o cuidado de apontar onde tem riscos e apontando esses riscos, a  gente consegue colocar  o uso de EPIS, colocar uma placa de segurança impedindo entrada de terceiros no setor. Sempre o foco é tentar que o trabalhador acidente menos, que  ocorra menos acidentes no município”, explicou o técnico.

A Cipa é composta por oito representantes. Desse total, quatro são eleitos pelos servidores e os outros quatro indicados pelo Executivo.  Entre os representantes dos servidores um é indicado para vice-presidente e  entre os do Executivo um é indicado para a presidência da Comissão.  O cipista exerce um trabalho voluntário e além de uma reunião mensal, podem ser convocadas reuniões extraordinárias para tratar de situações que necessitem da avaliação de risco de modo a promover a interdição de alguma coisa ou local, ou seja, sempre o trabalho é atuar em prol da segurança.

SINTRAM

A diretora de formação sindical, Geise Silva, que foi uma das eleitas, agradeceu a confiança dos trabalhadores e disse que estará atenta para que a pauta segurança e qualidade de vida no trabalho sejam  prioritárias dentro da administração municipal. “Espero que juntamente com os demais colegas da Cipa  e o Sintram possamos desenvolver um trabalho,  que acrescente muito no dia a dia dos trabalhadores, dessa conscientização da importância da segurança, e da cobrança de  melhorias nas condições de trabalho por parte da administração. Estarei à disposição dos trabalhadores para que possamos avançar a cada dia na prevenção de acidentes e das doenças decorrentes do trabalho”, destacou.

CRESST

A equipe de técnicos da Prefeitura, que envolve dois técnicos do trabalho e uma engenheira do trabalho, também se reúne com a Comissão.   “A equipe de segurança do trabalho está sempre nas reuniões independente da convocação. Às vezes, se há algum problema e é preciso convocar o chefe de alguma área, por exemplo, aí o presidente da comissão pode convocar uma gerente de unidade, um diretor de uma pasta, um médico do trabalho ou um engenheiro de segurança, mas nós, técnicos do trabalho, até a engenharia também, estamos sempre presentes nas reuniões das Comissões”, disse.

CATEGORIA

Cada secretaria tem um cipista representante e o mesmo pode ser acionado pelos trabalhadores para solução de algum problema relacionado à segurança e condições de trabalho.  Ciro explica que a equipe de segurança da Prefeitura faz visitas periódicas, mas alguma situação pode ainda não ter sido apurada  e o cipista pode acionar os técnicos de modo que seja encaminhada soluções. “Fazemos visitas periódicas e pode ser que algum problema não esteja à vista, não tenha ainda sido apurado, aí nós fazemos uma Comissão,  vamos no local, fazemos um relatório e mandamos para a autoridade competente, para solucionar o problema”, explicou.

FALTA DE EPIS

Sobre a falta de equipamentos de segurança do trabalho – Epis, denúncia trazida pelos servidores ao Sintram e que a diretoria aguarda a formação de uma Comissão do Legislativo para visitação a todos os locais de trabalho, a reportagem questionou a situação ao técnico de segurança, Ciro Máximo. Segundo ele,  a equipe de segurança já fez requisições de EPIS dentro dos padrões e demandas levantadas, mas ainda a administração ainda não atendeu a todas as solicitações. “Sabemos que o município tem as dificuldades financeiras, que todo município está atravessando (…). Somos técnicos e nosso trabalho é neste sentido de solicitar, de acompanhar uma licitação, inclusive de até fazer pressão para fazer a compra do material. Agora outra questão  basicamente financeira e administrativa fica difícil a gente discutir. Sabemos das dificuldades da Prefeitura e da necessidade do trabalhador, e muitas vezes ficamos nesse meio termo, sem ter uma definição”, disse.

Na manhã de hoje (30/10), no pátio de obras da Prefeitura, durante palestra sobre câncer de próstata aos trabalhadores, a representante do Núcleo social do Cresst, Margareth Araújo,  informou que o gerente Cresst,  disse que os EPIS estariam chegando aos trabalhadores na próxima semana.  O presidente do Sintram, Wellington Silva, disse que o sindicato estará em visitação a todos os locais da administração para verificar se a obrigação está sendo cumprida pelo município e convocou os trabalhadores a denunciarem ao sindicato, qualquer irregularidade ou dificuldade.

Veja o resultado da votação

CANDIDATO

VOTAÇÃO

1º Nelson Antonio Santos (SEMED) 740 votos
2º Marilza Eloi Chaves (SEMOP) 184 votos
3º Melina de Melo Santos ( SEMUSA) 177 votos
4º Geise de Fátima Silva (SEMUSA) 175 votos
5º Rafaela Santos Silva (SEMUSA) 167 votos
6º Celia Maria Batista ( SEMUSA) 164 votos
7º Wellington Silva (SEPLAM) 118 votos
8º Marcio  Aparecido David (SEPLAM) 57 votos
9º Nilton Sousa Medeiro (SEMSUR) 57 votos
Nulos 156 votos
Brancos 449 votos
TOTAL 2.444 votos