Os servidores do pátio de Obras da Prefeitura de Divinópolis receberam na manhã de hoje (30/10) palestra com o médico do trabalho, Wander Freitas, sobre os cuidados e prevenção para evitar o câncer de próstata. A iniciativa de promover o debate é do Núcleo Social do Centro de Referência em Saúde e Segurança do Trabalhador (Cresst) da Prefeitura de Divinópolis, que desde o meados desde ano está com o “Projeto Rota da Saúde”, o qual tem como objetivo promover palestras educativas com temas diversos focados na prevenção de doenças.
Com linguagem didática, o médico esclareceu dúvidas e orientou os trabalhadores a realizar exames periódicos para prevenirem o câncer. Disse que a saúde masculina, devido ao “machismo” fica prejudicada, pois muitas vezes impede os homens de fazerem a devida prevenção e terem mais atenção a saúde. Destacou que é preciso superar esses tabus, evitando conseqüências maiores para o trabalhador.
Na programação do projeto está previsto para o dia 25 de novembro palestra sobre o tema “Prevenção à Sífilis” com a equipe do SAE; e fechando o ano será abordado o tema “Cuidados com o Coração – Prevenção de Acidentes Cardiovasculares”, com o médico do Cresst, Antônio de Pádua.
O Núcleo Social foi representado no encontro pelas sociólogas, Margareth Araújo e Neide Silva. Ao final do encontro, Margareth agradeceu a presença de todos e destacou os resultados do projeto que a cada dia tem mais servidores atentos e participativos aos debates.
SINTRAM
O Sintram esteve presente na palestra, representando pelo vice-presidente do Sintram, Wellington Silva, e pela diretora de formação sindical, Geise Silva. Na oportunidade, os diretores convocaram os trabalhadores municipais para a assembleia que irá ocorrer amanhã(31/10), a partir das 18h, na sede do sindicato, para tratar dos parcelamentos de salários e da suspensão das gratificações da atenção primária. “A administração já enviou ofício comunicando que irá haver o parcelamento de salários a partir do mês de novembro e nessa assembleia iremos decidir as ações da categoria diante dessa situação e somente com união que temos força para lutar”, destacou o vice-presidente.
Reportagem: Flávia Brandão
Comunicação Sintram