Prefeitura de Divinópolis paga salário integral de janeiro na quarta

A Prefeitura de Divinópolis anunciou que vai pagar nesta quarta-feira (6) o salário integral referente ao mês de janeiro de todos os servidores municipais. Segundo a Prefeitura, os recursos para quitar a folha são provenientes do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e também do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

De acordo com informação oficial do município, até o dia 31 do mês passado, foram arrecadados R$ 6 milhões com o IPTU. Todo esse montante foi aplicado para quitar a folha e ainda houve necessidade de reforço da verba do Fundeb. Com esses recursos, a folha integral dos servidores do quadro geral poderá ser quitada na quarta e com a entrada de recursos do Fundeb, professores e demais profissionais da educação também terão seus salários quitados na mesma data.

Com relação ao 13º salário, a incerteza continua e a Prefeitura já fala em pagar o benefício parceladamente. De acordo com nota, a administração informou que “existe uma previsão de pagar 50% do benefício dos servidores até 31 de março”. Embora faça essa previsão, a Prefeitura condiciona o pagamento desta primeira parcela aos repasses do Estado. Segundo a nota oficial, o pagamento da metade do 13º será somente ocorrerá “se o governo de Minas Gerais mantiver os repasses dentro da previsão”.

 ASSEMBLEIA

O anúncio da Prefeitura ocorreu logo depois da convocação de uma assembleia geral dos servidores municipais feita pelo Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) exatamente para discutir o atraso no pagamento do benefício de final de ano. A assembleia está marcada para a próxima quinta-feira, dia 7, a partir de 17h45, na sede do Sindicato.

De acordo com a presidente do Sintram, Luciana Santos, a prefeitura não dá nenhuma certeza de quando o 13º será quitado. “Temos essa previsão de pagamento de 50% do 13° até o final de março, porém não há nenhuma certeza quanto a isso. Além do mais, os servidores querem o pagamento integral e uma data fechada para que isso seja feito. Por isso vamos realizar a assembleia na quinta-feira para que a categoria delibere e tome a decisão sobre o que será feito a partir de agora. A palavra final sempre será dos servidores e o que for decidido na quinta, será colocado em prática pelo sindicato”, disse a presidente.