Prefeitura de Bom Despacho destaca programas de valorização dos servidores

Uma das permanentes lutas do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) é pela valorização dos servidores de sua base territorial. “Valorizar o servidor é garantir o melhor desempenho de cada um, possibilitando o desenvolvimento das atividades com entusiasmo e ainda mais dedicação. O que temos observado é que mesmo em tempos difíceis, a maioria absoluta dos servidores sempre desempenha suas funções com zelo e prudência, garantindo o bom funcionamento da máquina, começando por um atendimento mais adequado ao cidadão. Isso passa pela valorização e pela segurança que cada administração dá a seus funcionários”, destaca o vice-presidente do Sintram, Wellington Silva.

Um dos exemplos de valorização dos servidores vem da cidade de Bom Despacho, onde a Prefeitura tem buscado mecanismos e incentivos para que todos possam trabalhar com mais saúde, garantindo o melhor desempenho. De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Bom Despacho, no ano passado a Gerência de Gestão com Pessoas desenvolveu vários projetos de valorização da categoria. As ações promoveram melhoria na qualidade de vida física, emocional e social dos servidores.

Um dos projetos que merece destaque, o Vida Saudável, foi criado especificamente para servidores em ajuste funcional. “Tivemos um excelente resultado, aumentando significativamente a autoestima e o bem-estar físico e emocional da maioria dos servidores que participaram”, garantiu Aline de Oliveira, psicóloga da Gerência de Gestão com Pessoas.

Entre os servidores que já participaram do programa, a auxiliar de serviço escolar, Divania Gontijo, que trabalha na Creche Eraída Alves, precisou mudar suas funções dentro da escola. “De repente me vi impossibilitada de fazer grande parte do meu trabalho devido a graves problemas de saúde. Esse projeto realizou mudanças significativas em nossas vidas, profissionais e pessoais”, afirmou Divania.

A servidora Ozana Silva, da Creche Professora Valdira, mudou de função, deixando o cargo de auxiliar de serviço escolar para auxiliar de cozinha. “Só tenho agradecer à Aline e a Leila Gonçalves (gerente de Gestão com Pessoas), sobre a grandeza do projeto e às pessoas e profissionais que foram lá pra conversar e aconselhar todos nós em várias áreas da saúde, tanto mental como física”, disse Ozana.

MEIO AMBIENTE

Além do Projeto Vida Saudável, a Gerência de Gestão de Pessoas promoveu também o Projeto Bem-Estar no Ambiente de Trabalho para as Secretarias de Cultura e Meio Ambiente. A ação promoveu a construção de um ambiente de trabalho mais positivo. Foram trabalhados temas específicos a partir da escuta individual dos servidores de cada secretaria.

A servidora Maura Carvalho é auxiliar na Biblioteca Municipal e participou do Bem-Estar. “Foi um excelente projeto que nos ajudou a refletir mais sobre os nossos problemas e relacionamentos com nossos colegas. Hoje somos uma equipe bem mais unida. Estamos trabalhando bem mais felizes, com mais ética, respeito e mais colaboração”, garantiu Maura Carvalho.

O vice-presidente do  Sintram elogiou a iniciativa e destacou que o sindicato está priorizando o bem estar e a saúde dos servidores. “Projetos que valorizem o servidor, principalmente cuidando de sua saúde, merece nosso aplauso. Estamos realmente preocupados com a saúde dos servidores e até já iniciamos um trabalho em Divinópolis, onde temos observado muitos problemas de saúde e sem que haja programas de prevenção específico. Essa é uma preocupação que vamos levar para toda a nossa base”, destacou Wellington Silva.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação: Sintram