Prefeitura de Divinópolis anuncia pagamento integral da folha de dezembro

Depois de parcelar salários em outubro e novembro, além de atrasar o pagamento do 13º, a Prefeitura de Divinópolis confirmou que fará o pagamento integral da folha de dezembro nesta terça-feira (7). A previsão inicial era de parcelamento dos salários de dezembro, porém em nota oficial, a Prefeitura confirmou que o pagamento será integral. Já o pagamento do 13º salário está mantido para o dia 31 desse mês, conforme cronograma enviado ao Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) pela secretária de Fazenda, Suzana Xavier.

A presidente do Sintram, Luciana Santos, pede que o servidor mantenha a mobilização

Para a presidente do Sintram, Luciana Santos, o pagamento integral da folha de dezembro gera boa expectativa para os próximos meses. “Em outubro e novembro do ano passado voltamos a conviver com o fantasma do parcelamento de salário, o que é um desrespeito ao trabalhador. Atrasar e parcelar salários gera um descontrole para muitas famílias. O pagamento integral do salário de dezembro, no quinto dia útil, nos traz boas expectativas para os próximos meses, já que no início de ano a Prefeitura tem um reforço de caixa importante com pagamento de IPTU e repasse do IPVA”, analisou a presidente.

De acordo com Luciana Santos, o Sintram continua acompanhando com atenção a situação financeira do município. “Estamos mantendo contatos permanentes com a administração, pois nossa preocupação é defender os direitos dos servidores e atrasar o salário é inaceitável. O momento mais agudo da crise financeira já foi superado e temos a convicção de que com boa gestão dos recursos disponíveis, a Prefeitura tem plenas condições de manter os salários em dia e é isso que vamos continuar cobrando com muita insistência. Apesar da boa expectativa gerada pelo pagamento integral de dezembro, ainda há muita incerteza sobre os próximos meses e por esse motivo a categoria deve continuar mobilizada, pois somente com união é que conseguiremos vencer esses desafios”, finalizou a presidente.

De acordo com a diretoria de Comunicação, a Prefeitura de Divinópolis tem cinco mil servidores efetivos. Com estagiários e concursados, esse número passa de 5.500. No Portal Transparência, a Prefeitura informa que há 208 cargos comissionados, dos quais 86 ocupados por servidores de carreira (41,34%) e 122 (58,65%) por livre nomeação do prefeito e indicações de aliados do Executivo.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram