Prefeitura de Araújos garante ao Sintram fornecimento aos professores de equipamentos de proteção no retorno das aulas presenciais

A exemplo da maioria das cidades de Minas Gerais, a cidade de Araújos confirmou o retorno das aulas presenciais na rede escolar municipal a partir do dia 4 de agosto. Conforme decisão do Comitê Estadual de enfrentamento à covid-19, o município foi reclassificado para a onda amarela do Plano Minas Consciente. Apesar da confirmação do retorno dos professores às salas de aula, a Prefeitura da cidade ainda não publicou o protocolo sanitário que deverá ser observado.

Essa semana, o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) recebeu denúncia de que em reunião para tratar do retorno das aulas presenciais, os professores teriam sido informados de que a Prefeitura não iria fornecer os equipamentos de proteção individual e que a aquisição do material seria de responsabilidade de cada um dos professores.

Ao tomar conhecimento da denúncia, imediatamente o vice-presidente do Sintram, Wellington Silva, entrou em contato com Juliana Magna Duarte Nunes, secretária de Educação da Prefeitura de Araújos. A secretária informou ao vice-presidente que a denúncia não procede e, além dos equipamentos de proteção, a Prefeitura também vai garantir as condições sanitárias adequadas para que as aulas presenciais sejam retomadas.

“O que estamos exigindo de todas as prefeituras de nossa base, é que o servidor trabalhe com segurança e com seus direitos preservados. O fornecimento de equipamentos de proteção ao trabalhador é obrigação do empregador, conforme prevê a legislação. Todas as prefeituras estão obrigadas a garantir a segurança dos seus servidores e os equipamentos de proteção são itens básicos na proteção contra o contágio pelo coronavírus”, esclareceu Wellington Silva.

O vice-presidente disse ainda que o sindicato está à disposição dos servidores, caso a administração  não cumpra com a obrigação do fornecimento dos Epis. Disse ainda que o sindicato estará na cidade, quando houver retorno as aulas presenciais para a devida inspeção nos locais de trabalho,  visando garantir o  direito do servidor municipal.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram