Prefeito declara situação de emergência no município e Defesa Civil emite alerta vermelho para Divinópolis

As chuvas que caem com alta intensidade e ininterruptamente em Divinópolis desde a última sexta-feira exigiram medidas imediatas do governo municipal. Ainda na sexta-feira, o prefeito Gleidson Azevedo (PSC) assinou o decreto 14.825/22, publicado na edição desta segunda-feira (10) do Diário Oficial dos Municípios, declarando situação de emergência no município “em razão dos impactos danosos decorrentes das fortes chuvas, cuja intensidade neste município gera situação de risco iminente e danos reais”.

A força das águas na manhã desta segunda-feira vista na ponte de acesso ao Bairro Niterói (Fotos: Jotha Lee)

Através deste decreto fica estabelecido o prazo de trinta dias para a situação de emergência até o dia 7 de fevereiro de 2022 e, neste período, a Defesa Civil e demais dirigentes, de forma coordenada e cooperativa, devem atuar em defesa e socorro de vítimas de possível desastres causados pela chuva intensa as consequências em razão dela.

A situação de emergência já mudou a rotina da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). A partir desta segunda-feira (10) a Semsur ficará exclusivamente para apoio aos danos provocados pela chuva e somente realizará serviços emergenciais.

ALERTA VERMELHO

A Defesa Civil de Divinópolis já emitiu alerta vermelho. Segundo a Defesa Civil, somente no sábado choveu 99 mm na cidade e a previsão do Instituto Climatempo indica chuva em Divinópolis até a próxima quinta-feira. Estão previstos 45 mm para esta segunda-feira (10), 30 mm para terça-feira, 12 mm para quarta-feira, e 6 mm para quinta-feira.

As chuvas no sábado e domingo foram ainda mais intensas do que na sexta-feira. A Defesa Civil ainda não divulgou o volume registrado no domingo, porém a chuva foi muito mais intensa e contínua do que ocorreu no sábado

RUAS E ESTRADAS INTERDITADAS

Ainda era madrugada quando funcionários da Settrans iniciaram a interdição de ruas (Foto: Diretoria de Comunicação/PMD)

Na manhã desta segunda-feira, a Prefeitura informou que várias ruas e estradas rurais estão interditadas. Veja a relação:

  • Ponte na comunidade de Tamboril, região de Ermida.
  • Estrada de acesso à Cachoeira do Caixão, bairro Candelária.
  • Rua Caraguatatuba, bairro Candelária.
  • Rua Mar e Terra no bairro Candelária, parcialmente interditada.
  • Rua Prudente de Morais, esquina com rua Jovelino Rabelo.
  • Rua São João Del Rei entre as ruas Castelo Novo e rua Caratinga, bairro Dom Pedro I no acesso ao bairro Esplanada.
  • Rua Tucuruçá, entre as ruas Machado de Assis e rua Monteiro Lobato.
  • Avenida Magalhães Pinto, acesso a saída e entrada do bairro Niterói, parcialmente interditada, agentes de trânsito no local.

A Defesa Civil alerta que, na interdição da Rua São João Del Rey, mesmo com queda de árvore, água por cima da ponte e sinalização de interdição, os motoristas estão insistindo em tentar passar, retirando cavaletes e fitas. Informou, ainda, que no momento, todo o efetivo está deslocado para outras emergências e não agentes disponíveis para serem deslocados para o local.

“Mesmo a pé ou de bicicleta as pessoas não devem passar por essas áreas inundadas, vários motivos como ser arrastado, queda em buraco, e ainda risco de choque elétrico, caso algum cabo de energia venha a rebentar por causa de queda de árvore. Por isso, a Defesa Civil pede aos cidadãos que obedeçam a sinalização e evite áreas de alagadas”, diz nota divulgada no início da tarde.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Fotos: Jotha Lee/Sintram