Cemig abrirá comportas da barragem de Carmo do Cajuru e Bairro Candelária poderá ser inundado

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) emitiu um comunicado nesta segunda-feira (10) informando que as comportas da barragem de Carmo do Cajuru serão abertas as 14h. De acordo com a Cemig, a barragem seu volume útil máximo, 70.66%, as 9h da manhã desta segunda-feira. Pelo histórico das medições a água sobe muito rapidamente. As 5h da manhã esse volume estava abaixo de 55%. As medições feitas a partir de 6h, mostraram a intensidade que a água vem subindo, havendo necessidade de abrir as comportas para garantir a segurança da barragem.

Veja no gráfico o histórico das medições feitas de 5h às 9h

A vazão atual é de 310m3 de água por segundo. As 14h essa vazão subirá para 380m2 e assim, gradativamente, até atingir a 450m3 por segundo. De acordo com a Cemig, o aumento na vazão aumentará ainda mais o volume de água do Rio Pará e pelas análises, na altura do Bairro Candelária haverá transbordamento com inundação de residências.

A Cemig informou, ainda, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de Divinópolis têm o mapa de inundação para estas vazões. “Para este patamar de vazões já é necessário que a população na região mais próxima ao Rio deixe suas casas”.

Agora a pouco a vice-prefeita Janete Aparecida e o coordenador da Defesa Civil, através de um vídeo pediram que a população próxima ao Rio Pará no Bairro Candelária deixe suas casas. A recomendação é para que retire somente o necessário, como documentos e roupas. No vídeo não é esclarecido que tipo de assistência da Prefeitura essas famílias receberão.

Em nota, a Prefeitura disse que “essa é uma situação de extrema urgência. Estas famílias devem pegar somente o essencial: documentos, remédios, algumas roupas e sair imediatamente das casas”.

Os moradores do Bairro Candelária já estão sofrendo com as chuvas. Várias ruas já foram danificadas e hoje pela manhã a Rua Caraguatatuba teve que ser interditada, pois além dos danos, já foi alagada.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto: Arquivo/Cemig