No apagar das luzes de 2021, prefeito de Perdigão concede revisão salarial aos servidores municipais

No apagar da luzes do ano, o prefeito de Perdigão, Juliano Lacerda Lino (DEM), concedeu a revisão salarial aos servidores municipais da cidade. A lei municipal 1.775, sancionada no último dia 7, garante a revisão de 4,52%, que corresponde ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado em 2020. Embora a lei que concede a revisão tenha sido sancionada somente esse mês, o benefício é retroativo a 1º de maio, o que significa que os servidores receberão a diferença não paga nos últimos nove meses do ano.

A lei garante, ainda, o piso nacional de R$ 1.550,00 aos agentes comunitários de saúde e aos agentes de combate a endemias, também retroativo a maio.

Perdigão se junta a outras 16 cidades da base do  Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), que concederam a revisão salarial prevista pela Constituição Federal aos servidores Municipais. Além de Perdigão, veja a seguir as cidades da base do Sintram que garantiram a revisão nos salários dos servidores esse ano:

São Francisco de Paula – 5,45%
Camacho – 4,52%
Pedra do Indaiá – 5,03
Itatiaiuçu – 4,45%
São Sebastião do Oeste – 5,20%
Itapecerica – 4,52%
Araújos – 6,22%
Carmo da Mata – 5.03%
São Gonçalo do Pará – 4,52%
Bom Despacho – 4,52%
Córrego Danta – 4,52%
Cláudio – 4,52%
Lagoa da Prata – 4,52%
Luz – 4,52%
Carmo do Cajuru – 5,45%
Santo Antônio do Monte – 2%

DIVINÓPOLIS

Os servidores municipais de Divinópolis estão entre aqueles que não conquistaram a revisão salarial esse ano. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), da Fundação Ipead/UFMG, oficialmente utilizado para definir o percentual da revisão dos servidores da cidade, ficou em 5,03% em 2020, porém, contrariando a  Constituição Federal e a Lei Municipal 6.749/2008, o prefeito Gleidson Azevedo (PSC) se negou a pagar a recomposição esse ano.

Em assembleia realizada no último dia 13, os servidores aprovaram a campanha salarial do ano que vem. O principal item da pauta de reivindicação é a revisão salarial, incluindo o índice que não foi dado esse ano, mais o índice correspondente à recomposição de 2022, que será fechado no final do mês pela Fundação Ipead. Até a segunda semana de dezembro, o IPCA acumulado em 2021 segundo o Ipead, atingiu a 10,47%. De acordo com os percentuais de hoje, somando os 5,03% de 2020, mais os atuais 10,47% de 2021, o índice de revisão dos servidores municipais de Divinópolis para 2022 já está em 15,5%. Esse percentual pode sofrer uma leve variação, já que ainda faltam duas semanas para o fechamento do IPCA de dezembro e, consequentemente, obter o acumulado em 2021.

A presidente do Sintram explica que, conforme foi deliberado pela Assembleia, tão logo seja oficializado o índice de 2021, o sindicato pretende pedir a abertura das negociações. “Assim que tivermos o índice fechado, vamos enviar a pauta completa de reivindicações à administração e pedir imediatamente a abertura das negociações. Queremos estabelecer um diálogo imediato com o prefeito e sua equipe para atender ao servidor, que viu seu salário sofrer perdas significativas esse ano”, disse a presidente.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto: A presidente do  Sintram, Luciana Santos, ao lado de Rodrigo Rodrigues, do Sintemmd, comandou assembleia conjunta no dia 13 que definiu a campanha salarial em Divinópolis