Média de internações pela covid-19 em UTIs é a mais baixa desde janeiro

Embora a vacinação completa contra a covid-19 em Divinópolis ainda não tenha atingindo nem 1/3 da população, os efeitos da imunização são sentidos com a queda dos principais indicadores que mostram o comportamento da pandemia no município. A queda nas internações e do ritmo de contágio são os principais indicadores que apontam para uma melhora significativa no avanço da pandemia. Porém, as autoridades de saúde do País e a própria Organização Mundial de Saúde (OMS) alertam que o surgimento de novas variante do vírus exige que os protocolos de segurança devem ser mantidos.

Em Minas, por exemplo, já foram confirmados 11 casos da variante Delta, que apresenta poder de transmissão maior do que as outras cepas do vírus da covid-19. A mutação já está presente no Brasil e virou preponderante em muitos territórios que tinham a doença controlada, mas agora registram aumento de casos. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG), dos 11 casos identificados, são dois em Belo Horizonte, Unaí e Divino, e um em Juiz de Fora, Virginópolis, Itabirito, Montes Claros e Carangola.

No caso da variante Delta, chama a atenção a idade das pessoas infectadas em Minas, que varia de 12 a 50 anos. Não há nenhuma pessoa acima dessa faixa etária infectada pelo vírus no Estado. Segundo a SES-MG, há duas pessoas do sexo feminino, de 12 e 14 anos, infectadas pelo vírus, ambas residentes em Belo Horizonte.

UTI

Em Divinópolis, o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (11) pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) confirma a morte de 584 pessoas na cidade vítimas da covid-19. Cinco óbitos estão em investigação. Já são 91.214 casos notificados na cidade, dos quais 19.010 já foram confirmados.

De acordo com a Semusa, 46 pessoas contaminadas pela covid-19 estão internadas em unidades de terapia intensiva em Divinópolis, sendo 34 residentes na cidade e 12 de outros municípios. A taxa de ocupação de leitos e UTI é de 45,5% nas redes de saúde pública e privada da cidade. Em enfermarias, são 64 pessoas internadas, que configura uma taxa de ocupação de 39,5%.

MENOR MÉDIA E INTERNAÇÕES

Agosto é o mês com a menor média de internações em unidades de tratamento intensivo em Divinópolis. Segundo a Semusa, a média está em 45 internações diárias. Em janeiro, a média era de 57 internações diárias. Em abril, quando ocorreu o pico da doença na cidade, a média atingiu a 108 internações diárias.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram