Lindolfo Fagundes e Cidah Viana são homenageados em noite de gala no Teatro Usina Gravatá

Compartilhe essa reportagem:

O Teatro Municipal Usina Gravatá foi palco da primeira edição da premiação Melhores do Ano – Troféu Lindolfo Fagundes. O troféu leva o nome do empresário, teatrólogo, escritor e fundador do Theatron, que foi um dos mais importantes espaços para a cultura e a arte da cidade nas décadas de 1980 e 1990. José Lindolfo Fagundes foi vice-prefeito na administração do então prefeito Aristides Salgado no período de janeiro de 1993 a dezembro de 1996. Embora fosse bastante popular, a política não era o forte de Lindolfo  que depois de deixar o cargo de vice-prefeito se afastou definitivamente da vida pública.

A atriz Cidah Viana

Entre as principais obras de Lindolfo Fagundes está o livro “Chapéu Roxo”, lançado em 2004. Já o Theatron, seu grande sonho, possibilitou aos divinopolitanos assistirem as principais peças teatrais que percorriam o país nas décadas de 1980 e 1990. Pelo Theatron passaram atores como Nicete Bruno, Paulo Goulart, Agildo Ribeiro e a grande Fernanda Montenegro.

Lindolfo Fagundes faleceu no dia 30 de agosto de 2011. Ele encontrava-se  internado em razão de complicações na saúde provocadas por diabetes e pressão alta.

O TROFÉU

O troféu em homenagem a Lindolfo Fagundes, segundo a Secretaria Municipal de Cultura, tem por objetivo a “valorização cultural e visa homenagear artistas que fizeram historia na cultura da cidade”. Os homenageados da primeira edição foram Cidah Viana e Cláudio Ramos.

Os Melhores do Ano é uma premiação que terá futuras edições. No site oficial do evento haverá uma plataforma onde o público poderá votar nos candidatos do próximo ano, assim a comunidade elegerá os ganhadores entre inúmeras categorias. Mais que ganhadores, os participantes serão representantes da classe artística divinopolitana.

Lindolfo Fagundes

Os homenageados no lançamento do Troféu foram a atriz Cidah Viana e o teatrólogo Cláudio Ramos. A atriz e escritora é reconhecida também por seu trabalho social, como fundadora do grupo Doutores Palhaços de Divinópolis, em 1996. O prêmio foi recebido  por suas filhas e amigas, já que Cidah Viana faleceu em 13 de abril de 2018 vítima de um câncer. Já o diretor e ator Cláudio Ramos, foi valorizado por seu incentivo à produção e criação de trabalhos culturais, com destaque para sua peça “Lugar de Mulher”.

Segundo o Secretário Municipal de Cultura, Gustavo Mendes, esse prêmio é muito relevante para a cultura. “É uma honra para nós homenagear pessoas tão significantes para a história artística da cidade. Eles foram peças essenciais na luta pelo espaço cultural”, esclareceu.

Reportagem: Jotha Lee
Com informações da Diretoria de Comunicação

 

 

 


Compartilhe essa reportagem: