Primeiro caso de coronavirus em Minas Gerais é confirmado em Divinópolis; mais dois casos estão sendo investigados

Em entrevista na  manhã desta segunda-feira, o secretario municipal de Saúde de Divinópolis, Amarildo Sousa, falou sobre a chegada do coronavirus em Divinópolis.

O primeiro caso de coronavirus em Minas Gerais foi confirmado neste domingo (08) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Em nota, a SES informou que “foi comunicada do caso pelo Laboratório Hermes Pardini, na última sexta-feira, 06/03. A coleta para análise foi realizada em domicílio, na quinta-feira (05/03) e a análise finalizada no dia seguinte. O material foi encaminhado para a Fiocruz que homologou o resultado neste domingo, dia 08/03”.

Segundo a SES, trata-se de uma mulher, de 47 anos, residente em Divinópolis, que esteve na Itália, retornando à capital mineira em 02 de março. “No momento, a paciente apresenta sintomas leves (coriza, mialgia e sensação de mal estar) e encontra-se em isolamento domiciliar”, informou.

A SES disse ainda que “está preparada para receber este e novos casos de coronavírus e está tomando todas as medidas necessárias para prestar assistência à população e realizando vigilância epidemiológica da doença. Informamos, ainda, que será concedida uma entrevista coletiva à imprensa, na segunda-feira, dia 09/03, às 16h30, na Cidade Administrativa”.

MÃE DE DOIS FILHOS

A paciente divinopolitana  com resultado positivo do coronavirus é mãe de dois filhos, estudante da Escola Roberto Carneiro. A escola já emitiu nota tranqüilizando a família dos demais estudantes, informando que após o retorno da Itália os dois estudantes não compareceram às aulas.

A paciente se manifestou através de uma rede social neste fim de semana: “Passando para informar que infelizmente eu sou o primeiro caso confirmado de coronavírus em MG. Estou bem, com sintomas de uma gripe como outras que já tive e sigo firme na luta contra o vírus. Sou guerreira e vou sair desta em breve! Desde que retornamos da Itália estamos em isolamento domiciliar e seguindo todos os protocolos determinados – Com a veiculação da notícia na mídia e a associação inevitável, conto com a compreensão e carinho de todos neste momento delicado que estou passando com minha família”, disse ela.

MAIS DOIS CASOS

Em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira, o secretário municipal de Saúde de Divinópolis, Amarildo Sousa, confirmou mais dois casos suspeitos de coronavírus na cidade. Uma passageira, de 35 anos, que esteve no mesmo voo da paciente confirmada com a enfermidade, apresentou os sintomas da doença. O material para os exames foi colhido na manhã desta segunda-feira (09) pela equipe da Semusa. Uma terceira mulher, que não teve os dados divulgados, mas também viajou para o exterior, procurou atendimento no último sábado com os sintomas e também se encontra em quarentena.

SEMUSA

A Secretária Municipal de Saúde de Divinópolis (Semusa) divulgou nota oficial neste domingo sabre o caso já confirmado: “A Semusa acompanha de perto o primeiro caso de coronavírus registrado em Minas Gerais. Uma mulher de 47 anos, que regressou da Itália no dia 2 de março. Já no dia 5, ela apresentou os primeiros sintomas e fez os exames, ainda em Belo Horizonte. Em seguida, retornou a Divinópolis, onde reside, e foi encaminhada para quarentena domiciliar”, informou.

Ainda de acordo com a Semusa, “durante esse período, foi assistida por profissionais da Semusa, bem como todos que com ela tenham algum tipo de contato. Ela apresenta sintomas leves  do Covid-19. Divinópolis foi um dos primeiros municípios a estabelecer o protocolo de atendimentos de casos suspeitos, ainda no mês de janeiro. Desde então, todos os casos suspeitos estão recebendo total atenção da Diretoria de Vigilância em Saúde”.

Na nota oficial, a Semusa buscou tranquilizar a população. “É importante destacar que não há necessidade de preocupações descabidas em relação a esse caso, uma vez que, desde o início, ele vem sendo monitorado de perto. É importante também que as pessoas ao apresentarem algum sintoma suspeito acionem a unidade de saúde pública mais próxima de sua residência”, destacou a Semusa.

BRASIL

O Ministério da Saúde confirmou neste domingo (8) mais seis novos casos de coronavírus no país, totalizando 25 casos até o momento. Dos novos registros, três estão em São Paulo, um em Alagoas, um no Rio de Janeiro e um em Minas Gerais.

Cinco desses casos foram de pessoas que se contaminaram fora do país. O outro caso, um dos três de São Paulo, é de uma contaminação local, ou seja, quando é possível identificar a fonte do contágio. Segundo a Secretaria de Saúde do estado, os três novos casos do estado estão estáveis e em isolamento domiciliar.

No caso do paciente do Rio de Janeiro, trata-se de uma mulher de 42 anos, moradora no município do Rio, que acompanhou em viagem à Itália uma pessoa já confirmada como positiva para o coronavírus. Ela retornou do exterior na última quarta-feira (4). Os primeiros sinais apareceram no dia seguinte à sua chegada ao Brasil. Essa mulher também está em isolamento domiciliar.

Atualmente, 664 casos são considerados suspeitos e outras 632 pessoas já foram descartadas como portadoras do Covid-19 em todo o país. O ministério recebe as notificações de suspeitas das secretarias estaduais de saúde. Da mesma forma, são as secretarias que confirmam os casos, sendo que a contraprova deve ser realizada por laboratórios atestados pelo governo federal.

Para combater a doença, as dicas são cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar; utilizar lenço descartável para higiene nasal; evitar tocar as mucosas de olhos, nariz e boca; limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado; lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar álcool gel.

Reportagem: Jotha Lee
Com Agência Brasil
(Foto: Evandro Araújo/PMD)