Prefeito de Perdigão concede revisão salarial acima da inflação aos servidores municipais

Já está tramitando na Câmara Municipal de Perdigão o projeto de Lei 01/2020, de autoria do prefeito Gilmar Teodoro de São José (PSDB) que concede 4,71% a título de revisão salarial aos servidores municipais da cidade. A proposta representa 0,23% acima do índice da inflação acumulada no ano passado,  que foi de 4,48%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) medido pelo IBGE. O projeto deve ser votado nos próximos dias pela Câmara Municipal e assegura a inclusão da revisão já nos salários desse mês;

O mesmo projeto prevê o reajuste de 12,84% nos salários dos profissionais da rede municipal de ensino, para garantir o pagamento do piso nacional. Ainda de acordo com o projeto, os agentes de saúde e combate a endemias do município passarão a receber a partir desse mês R$ 1.400,00, também acompanhando o piso nacional estabelecido pelo Ministério da Saúde.

O projeto garante, ainda, a complementação salarial para os servidores que mesmo após a inclusão da revisão ficarem com vencimentos abaixo de um salário mínimo nacional.

O prefeito lembra em seu projeto que a revisão está prevista na lei orçamentária do município e a previsão feita pelo Executivo é que a folha de pagamento da Prefeitura ficará em R$ 1.034.422,20 no período de março a dezembro, incluindo o 13°.

OITAVO MUNICÍPIO

Perdigão é o 8º município da base territorial do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) a conceder a reposição salarial aos servidores municipais. Até agora os servidores das cidades de Carmo do Cajuru, Cláudio, Santo Antônio do Monte, Luz, Bom Despacho, Japaraiba e Igaratinga já conquistaram a revisão salarial.

No caso de Igaratinga, os servidores não aceitam o índice aprovado pela Câmara Municipal que foi de apenas 3%, 1,48% abaixo do índice nacional de inflação acumulado no ano passado. Além de Igaratinga, o Sintram já está em negociação nos municípios de Pains, Conceição do Pará e Araújos.

Em Araújos, em assembleia ocorrida em janeiro, os servidores  aprovaram a realização de uma manifestação na cidade para pressionar o prefeito a conceder a revisão nos salários dos servidores da educação. A data da manifestação ainda não foi marcada. A categoria definiu a pauta com as reivindicações do piso nacional para os profissionais da educação e cumprimento do Plano de Carreira da categoria que foi sancionado no ano passado, mas continua engavetado. Para os servidores do quadro geral, a categoria reivindica recomposição dos salários com base na inflação acumulada no ano passado, que ficou em 4,48%.

DIVINÓPOLIS

Em Divinópolis, após um mês da entrega da pauta de reivindicações dos servidores à Prefeitura, aconteceu na quinta-feira passada a primeira reunião entre sindicatos e a administração que serviu para abrir as negociações. A proposta oferecida pela Prefeitura foi repudiada pelos sindicatos e uma nova reunião está marcada para esta segunda-feira (09) as 13h para que o município refaça a proposta. Os servidores reivindicam recomposição salarial de 10%, sendo 5,23% referente ao gatilho e 4,77% para cobrir as perdas acumuladas nos últimos anos.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram