Estiagem em Divinópolis permite retorno de famílias desalojadas para suas casas e servidores municipais mostram solidariedade

A trégua dada pela chuva nesta quarta-feira (12) e com sem previsão de chuvas pesadas para os próximos 10 dias, permitiram a volta de famílias desalojadas para suas casas em Divinópolis. Os moradores da região ribeirinha do bairro Candelária já podem voltar para suas casas. A decisão pelo pedido de saída dos moradores de suas casas foi uma medida preventiva que visou garantir a segurança de todos, após o anúncio de abertura das comportas da usina da Cemig em Carmo do Cajuru.

Moradores ribeirinhos do Candelária já retornaram para suas casas

De acordo com a vice-prefeita, Janete Aparecida, uma equipe da Defesa Civil foi designada para realizar a mudança de retorno dos moradores e o trabalho já começou. “Graças a Deus não entrou água na casa de ninguém e todos ficaram em segurança. Foi uma decisão acertada que garantiu a segurança dos moradores”, disse ela.

Servidores municipais da assistência social: trabalho e solidariedade no acolhimento às famílias atingidas pelas chuvas

FAMÍLIAS ATENDIDAS

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) divulgou um relatório de atendimentos realizados em situação de emergência e calamidade pública, em razão dos dias seguidos de chuvas intensas sobre a cidade.

Em todas as suas cinco regiões – Noroeste, Nordeste, Sudoeste I, Sudoeste II e Sudeste, ocorreram alagamentos, desmoronamentos e deslizamento de terras, abalo de estruturas e desabamento parcial e ou total de moradias, além de interdições e isolamentos, resultando em pessoas desabrigadas e desalojadas. Essas famílias foram levadas para alojamentos provisórios em espaços públicos.

Segundo a Semas, até esta quinta-feira foram disponibilizados três abrigos provisórios tanto para o acolhimento quanto para a guarda de pertences e 153 famílias foram socorridas, sendo quatro desabrigadas e 149 desalojadas. Não houve registros, dentre os atendimentos da Assistência Social de mortos, feridos ou desaparecidos em consequência das chuvas.

NÍVEL DO RIO

A Defesa Civil de Divinópolis informou que o Rio Itapecerica está com 72 centímetros acima do nível normal, conforme medição feita as 6h50 desta quinta-feira (13). Isso significa uma redução de 13 cm em comparação com a última medição feita ontem as 20h.

SERVIDORES

Mais uma vez os servidores municipais de Divinópolis dão exemplo de competência e solidariedade. Com atuação destacada estão os servidores da Secretaria de Defesa Social e Defesa Civil, que estão trabalhando incansavelmente desde a última sexta-feira. No trabalho de acolhimento às famílias atingidas pelas chuvas, os servidores demonstraram competência, solidariedade e amor ao próximo. Em mais um momento de situação crítica na cidade, o trabalho dos servidores municipais foi o grande destaque.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto: Servidores Municipais da Assistência Social de Divinópolis levam ajuda e carinho para famílias atingidas pelas chuvas (Fotos: Diretoria de Comunicação/PMD)