Estado reconhece situação de emergência em Divinópolis por causa das chuvas

O governo do Estado reconheceu o estado de emergência em Divinópolis em razão das chuvas. O decreto foi assinado pelo prefeito Gleidson Azevedo (PSC) na sexta-feira da semana passada, quando a cidade foi atingida por 95 mm de chuva. Além de Divinópolis, o Decreto Estadual n° 17, publicado no Diário Oficial do Estado, declarou situação de emergência em outros 220 municípios mineiros em decorrência de chuvas intensas.

A situação de anormalidade é válida para as áreas comprovadamente afetadas por chuvas intensas, incluídas nos Formulários de Informações do Desastre (Fide), registrados no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres pelos municípios relacionados no anexo ao decreto do governador.

A situação de anormalidade está de acordo com os critérios estabelecidos pela Instrução Normativa nº 36, de 4 de dezembro de 2020, do Ministério do Desenvolvimento Regional e, em consequência desta declaração, passa a produzir os efeitos jurídicos no âmbito da jurisdição estadual.

A decisão leva em consideração as intensas chuvas que caíram no Estado nos últimos dias, que “causaram múltiplos desastres – inundações, movimentos de massas, enxurradas e alagamentos – e provocaram grande comoção social, pessoas desalojadas e desabrigadas, comunidades ilhadas, entre outros danos e prejuízos; que, como consequência desses desastres, resultaram os danos humanos, os danos materiais e os prejuízos econômicos”, destaca o decreto.

O documento prevê ainda a autorização para mobilização dos integrantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, no âmbito do Estado, para prestar apoio complementar aos municípios atingidos, mediante a coordenação do Gabinete Militar do Governador, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, em articulação com todos os setores do Estado e com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Com informações da Diretoria de Comunicação/PMD