Eleições desse ano para a Prefeitura baterão dois recordes na política divinopolitana

As eleições municipais desse ano baterão dois recordes da política divinopolitana. Um deles é o recorde de candidatos a prefeito. Com o fim das convenções partidárias, nesta quinta-feira (16), nove candidatos tiveram seus nomes homologados para disputar a Prefeitura da cidade. Eles vão disputar os votos de 164.433 eleitores, conforme mostrou reportagem publicada pelo site do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram).

Outro recorde que será batido nessas eleições, em Divinópolis, é o número de mulheres disputando a chapa majoritária. São três mulheres como cabeça de chapa, mais quatro concorrendo ao cargo de vice-prefeita, totalizando sete mulheres na disputa.

Conheça os candidatos que disputarão a Prefeitura de Divinópolis:

– Iris Moreira (PSD), com o vice, Valdir Brandão (PSD)
– Maria Helena (PT), com a vice, Camila Lacerda (PC do B)
– Will Bueno (Progressistas), com o vice, Douglas Maia (Progressistas)
– Laíz Soares (SD), com a vice, Giovana Garrôcho (SD)
– Sargento Elton (Patriota), com o vice, Fernando Malta (PSL)
– Marquinhos Clementino (Republicanos), com a vice, Andreia Rabelo (PDT
– Gleydson Azevedo (PSC) com a vice, Janete Aparecida (PSC
– Fabiano Tolentino (CDN), com o vice, Jaime Martins (DEM)
– Galileu Machado (MDB) com o vice Cléo Dnar de Mesquita Júnior (MDB)

REGISTRO DE CANDIDATURAS

Os partidos políticos têm mais nove dias para apresentar os pedidos de registro de seus candidatos para as eleições municipais deste ano. O pedido poderá ser transmitido pela internet até às 8h (oito horas) ou entregue, em mídia física, no Cartório Eleitoral até às 19h (dezenove horas) do próximo dia 26.

O prazo para o registro de candidaturas é até dia 26, mas o TRE recomenda que os pedidos sejam enviados o quanto antes pelo sistema CANDex, evitando-se, assim, eventuais dificuldades de acesso à plataforma na reta final e necessidade de ir ao cartório no último dia. Se for necessário o atendimento presencial, o interessado deverá agendar previamente o comparecimento a um cartório. Confira as regras para o atendimento presencial a partidos e candidatos.

Os pré-candidatos aos cargos de prefeito e vereador foram escolhidos em convenções partidárias encerradas nesta quinta feira (16). Para fazer o pedido de registro, os partidos políticos devem ficar atentos às orientações do Guia do Candidato, que trata de temas como condições de elegibilidade, documentos necessários e acesso ao sistema CandEx, entre outros detalhes. Esse manual e outras informações podem ser consultados no site do TRE, na página Eleições 2020/Candidaturas.

Os eleitores podem acompanhar de perto todos os registros entregues à Justiça Eleitoral. Basta acessar o sistema DivulgaCand, que também está disponível no site do TRE. Dentro da ferramenta, a página de cada candidato apresentará os dados pessoais, partido ou coligação pelo qual ele concorre, número que ele utilizará na campanha e na urna, proposta de governo (no caso dos candidatos a prefeito), número do processo de registro de candidatura no PJE, lista de bens declarados e informações sobre os recursos arrecadados e despesas realizadas na campanha. À medida que os processos de registro forem julgados pelos juízes eleitorais, o sistema mostrará se o pedido foi deferido ou indeferido.

Até a manhã desta quarta-feira (16), já constavam no DivulgaCand os dados de 2.315 candidatos de Minas Gerais, sendo 144 a prefeito, 144 a vice-prefeito e 2.027 a vereador. Já há candidatos registrados em 139 dos 853 municípios mineiros. Belo Horizonte tem, até o momento, um candidato registrado para a Prefeitura e 157 candidatos a vereador. Nenhum candidato de Divinópolis ainda registrou sua candidatura.

Reportagem: Jotha Lee
Com informações do TRE-MG