Câmara Municipal de Itapecerica empossa segunda mulher a assumir uma cadeira na história do Legislativo da cidade

Em sessão solene, a Câmara Municipal de Itapecerica deu posse à vereadora, Cláudia Ferreira da Silva Rezende (Podemos), que passa a ocupar a cadeira do ex-parlamentar Raimundo Nonato Mendes (Solidariedade), que teve o mandato cassado em junho desse ano. Cláudia é a segunda mulher a ocupar uma cadeira no Legislativo de Itapecerica, 231 anos após a instalação da primeira Câmara da cidade, o que aconteceu em 18 de janeiro de 1790. A primeira vereadora da cidade, segundo informa a assessoria de imprensa da Câmara, foi Vera Lúcia Ribeiro, que exerceu o mandato por um curto período, entre maio e julho de 2012.

Após a posse, os todos os vereadores posaram ao lado da nova colega

A nova vereadora tem 37 anos é casada e classificou sua posse como “uma grande vitória”. No discurso de posse, agradeceu ao seu grupo político, à família e disse que sente muito orgulho em representar o povo de sua cidade.

CASSAÇÃO

O ex-vereador Raimundo Nonato Mendes teve a cassação do seu mandato confirmada em junho pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), que manteve a decisão da Zona Eleitoral de Itapecerica. A cassação foi uma punição ao Partido Solidariedade por ter utilizado candidaturas fictícias para preencher o percentual de gêneros femininos exigidos por lei para que a chapa disputasse as eleições.

Na mesma decisão, também foram punidos outros três candidatos, sendo o pai e duas filhas: Marcos Almeida Rocha, Estefânia Luiza Rocha e Thaís Luiza Nascimento Rocha, que ficaram inelegíveis por oito anos.

As irregularidades foram denunciadas à Justiça Eleitoral por meio de ação ajuizada pelos partidos Avante, Cidadania, Democratas, PL, Podemos e PT. Segundo ao documento, o então candidato Marcos Almeida, teria inscrito na chapa as duas filhas dele, Estefânia e Thaís, para que o Partido Solidariedade estivesse dentro da cota de gênero e pudesse concorrer às eleições.

Ainda segundo a denúncia, posteriormente, uma das filhas de Marcos teve um áudio vazado no qual ela dizia que não tinha intenção de concorrer ao cargo e que havia emprestado o nome para o pai inscrevê-la no partido.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto: Cláudia Ferreira é a segunda mulher a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Itapecerica (Fotos: itapecerica.cam.mg.gov.br)