Atendimento no Procon de Divinópolis em 2019 é recorde com aumento de 114%

O Serviço de Proteção ao Consumidor de Divinópolis (Procon Municipal) registrou recorde de atendimentos no ano passado. De acordo com os dados extraídos do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), o órgão realizou 6.029 mil atendimentos em 2019, contra 4.089 mil realizados em 2012, que era o recorde registrado pelo órgão. O recorde de reclamações junto ao Procon em 2019 foi motivado pelo aumento de 43,44% na demanda de atendimentos nos últimos cinco anos.

Os números impressionam, principalmente quando comparados aos anos anteriores. Em 2017 foram realizados 1.835 mil atendimentos pelo Procon e em 2018 foram 2.817 mil atendimentos em 2018. O crescimento dos atendimentos em 2019 em relação a 2018 atingiu ia 1145.

O gerente executivo do Procon, Ulisses Couto, explica esse aumento na procura do órgão afirmando que a população tem se mostrado mais consciente dos seus direitos e não está hesitando em buscá-los. Segundo ele, “os resultados têm mostrado que a maioria das reclamações efetuadas é solucionada, dando credibilidade ao serviço prestado”. Ele afirma, ainda, que mesmo com ações educativas, repreensivas e punitivas aplicadas pelo Procon “os fornecedores continuam a desrespeitar a legislação e os consumidores”.

Conforme o balanço apresentado pelo Procon, em 2019 foram realizadas pelo órgão 45 audiências de conciliação, para casos de reclamações mais complexas, e em 22 delas foi fechado acordo. “Quanto às demais ações, o caso será analisado e poderá ser instaurado processo administrativo, podendo o fornecedor sofrer as penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor, como, por exemplo, a multa”, explicou Ulisses Couto.

Segundo o Procon, as maiores reclamações dos divinopolitanos são em setores essenciais como telefonia, internet, TV a cabo, água, energia elétrica e transporte com 28,77%, produtos com 22,79% e assuntos financeiros, como cartão de crédito, empréstimos, financiamentos, etc, com 21,58% do total de atendimentos realizados.

Quanto aos serviços essenciais, a principais reclamações foram a má qualidade do serviço prestado e cobranças indevidas. Com relação a produtos, muitas reclamações quanto a defeitos, garantias, reparos e não entrega no prazo. Já quanto aos serviços financeiros, as reclamações foram principalmente de empréstimos consignados e serviços bancários sem solicitação do consumidor, bem como renegociação de dívidas vencidas, cobranças indevidas e dúvidas quanto à encargos financeiros, como juros de cartão de crédito.

O Gerente do Procon ainda ressalta que o número de atendimentos segue crescendo em 2020 e já foram mais de 600 até ontem. “Estamos em ritmo acelerado, prontos para resolver as demandas dos divinopolitanos. Não hesitem em procurar o órgão, nem que seja simplesmente para esclarecer uma dúvida”, concluiu Ulisses Couto.

Reportagem: Jotha Lee
Com informações da Diretoria de Comunicação