Após recordes diários de mortes, Divinópolis registra apenas um óbito em decorrência da covid-19 nos últimos quatro dias

Depois de recordes diários de mortes verificado no mês de abril, o mais letal da pandemia no município, Divinópolis registrou uma única morte em decorrência da covid-19 de sexta-feira (30) até esta segunda-feira (3). É o que mostra o boletim epidemiológico divulgado na tarde de ontem pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), confirmando que 343 óbitos no município desde o início da pandemia. Seis óbitos ainda estão em investigação.

Embora os números sejam favoráveis, ainda não é tempo para relaxar, especialmente com as medidas de segurança aprovadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Usar a máscara e higienizar as mãos são medidas simples que a população deve seguir, pois a propagação do vírus ainda continua. Divinópolis chegou a 59.683 casos notificados, o que significa que 24,82% da população já foram contaminados ou tiveram sintomas da doença. São 11.496 casos confirmados.

OCUPAÇÃO DE LEITOS

Outra boa notícia para a cidade é alívio verificado no sistema de saúde, incluindo os serviços público e privado, além da saúde suplementar. Hoje são 95 pessoas internadas na cidade em unidades de terapia intensiva, o que dá uma ocupação de 78,5%. A situação ainda é de alerta vermelho, mas com tendência de queda. Nos leitos de enfermaria são 98 pessoas internadas, com 57,6% de ocupação.

Dois indicadores importantes também estão caindo. A taxa de letalidade está em 2,98% e o ritmo de contágio permanece em 0,86, o que é considerado aceitável para períodos de pandemia.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram