Após denúncia do Sintram, Prefeitura anuncia retomada de obras da ESF do bairro Primavera

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e da Região Centro Oeste (Sintram) realizou uma visita de inspeção nessa segunda-feira, 3, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Primavera. Durante a visita, o vice-presidente do Sindicato, Wellington Silva, e a diretora de formação sindical, Geise Silva encontraram a unidade em condições insalubres.

Logo após a denúncia do Sintram, a Prefeitura de Divinópolis anunciou a retomada da construção de uma nova unidade da Estratégia de Saúde da Família. A obra, que estava parada desde o meio do ano passado, será feita em parte do antigo Centro Municipal de Educação Infantil do bairro.

Condições Precárias

Segundo o vice-presidente do Sintram, no imóvel onde funciona a ESF atualmente há infiltrações e mofo em todos os cômodos, mato alto no entorno da Estratégia de Saúde da Família, e no consultório médico, parte do forro, que é feito de madeira, cedeu e formou diversas rachaduras na estrutura, o que indica o risco de desabamento.

Ainda de acordo com Wellington, as cadeiras para atendimento odontológico estão enferrujadas, e estão frequentemente em manutenção, devido às condições. Por causa da infraestrutura precária do local, os servidores improvisaram uma sala de curativo.

“Nesta sala improvisada não tem sequer teto, são apenas as telhas que protegem o lugar. Nós encontramos nas vigas dessa sala de curativo improvisada o que parece ser fezes de morcegos”, relata.

Obra

A presidente do Sintram, Luciana Santos, o vice-presidente do Sindicato, e a diretora de formação sindical se reuniram esta semana com o secretário municipal de saúde, Alan Silva, e o mesmo garantiu a retomada das obras do local, onde a unidade funcionará. Segundo o vice-presidente do Sindicato, na reunião, o secretário municipal de saúde garantiu que a construção será finalizada até abril.

“É inadmissível que a Prefeitura mantenha os servidores em um local insalubre. O secretário de saúde nos garantiu que a construção da nova unidade será finalizada até abril, e logo em seguida o Município fará a mudança da ESF para esse novo local”, informa.

Reportagem: Pollyanna Martins
Comunicação Sintram