Prefeitura de Divinópolis melhora proposta salarial e acordo agora depende dos servidores

Depois de duas reuniões intensas, a Prefeitura de Divinópolis acabou cedendo á pressão do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) nas negociações da campanha salarial 2020. A primeira reunião ocorreu na semana passada e a proposta inicial do Executivo era conceder unicamente a revisão salarial com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pela Fundação Ipead. Como o índice ficou em 5,23%, na reunião da semana passada a Prefeitura ofereceu 2% a partir de março e 3,23% a partir de dezembro, sem nenhum outro benefício, inclusive vetando qualquer revisão no valor do vale alimentação.

O Sintram e o Sindicato dos Trabalhadores na Educação Municipal (Sintemmd), que participaram da reunião na semana passada, se posicionaram firmemente contra a proposta, classificando-a de inaceitável.

Uma nova reunião entre sindicalistas e o Executivo foi realizada na tarde desta segunda-feira (09), quando o prefeito Galileu Machado (MDB) enviou apresentou uma nova proposta, que ainda depende de aprovação dos servidores. O Executivo se comprometeu em enviar um Projeto de Lei à Câmara Municipal, reduzindo de 10 para cinco anos o direito de férias prêmio e também aceitou aumentar R$ 1,00 no vale alimentação já a partir de março. Ainda segundo a proposta oficial, a Prefeitura vai pagar o gatilho integral de 5,23%, porém em duas parcelas, sendo a primeira de 2,615% na folha de março e o restante na folha de setembro.

A presidente do Sintram, Luciana Santos, informou que será convocada assembleia dos servidores para esta quarta-feira (11) no auditório do Sintram, com primeira chamada as 18h15 e segunda as 18h30.