Veja a situação da pandemia provocada pela Covid-19 nas cidades da base territorial do Sintram

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) está acompanhando com atenção a situação da pandemia do coronavírus nas cidades de sua base territorial. Além da preocupação com medidas de proteção para a população dessas cidades, o sindicato também está atento às condições de trabalho dos servidores municipais, especialmente com os equipamentos de proteção individual (EPI) que garantam o trabalho seguro para toda a categoria.

Boa parte dessas cidades não está divulgando os boletins epidemiológicos diários, porém a explicação é que nesses municípios não há registros de casos suspeitos ou confirmados. Veja a seguir um balanço da situação nas cidades da base do Sintram.

ARAÚOS – O último boletim divulgado pela Prefeitura indica 39 casos notificados. Três pessoas se encontram em acompanhamento e não apresentam sintomas graves, seguindo em isolamento social, sob monitoramento da Secretaria de Saúde.

BAMBUI – Nesta cidade foram 39 notificações e um caso aguarda confirmação. Nenhum paciente testou positivo.

Apesar da situação tranquila na cidade, a partir desta sexta-feira, a Prefeitura de Bambuí volta a fazer barreiras sanitárias nas entradas da cidade como uma das formas de prevenção ao risco de contaminação do coronavírus no município. As barreiras contam com o apoio da Polícia Militar e a parceria do Insanos Moto Clube de Bambuí.

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde fazem a abordagem de quem chega à cidade e repassa orientações sobre as ações de prevenção ao coronavírus que são adotas no município. Ninguém está impedido de entrar na cidade, apenas é preciso saber a procedência e passar orientações de saúde.

BOM DESPACHO – Em Bom Despacho foram 194 notificações e um caso confirmado. O comércio na cidade funciona controlado e a partir desta quinta-feira (7) a Prefeitura e o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus autorizaram o retorno do comércio ambulante com registro no Município. Para isso, os comerciantes deverão disponibilizar álcool em gel 70% ou água e sabão, usar máscaras, proibir o consumo de alimentos no local e não disponibilizar mesas e cadeiras para o público.

Também está autorizado o atendimento individualizado em estúdios de pilates, de práticas integrativas, atividade funcional e serviço de personal trainer. Além de disponibilizar álcool 70% ou água e sabão para desinfecção das mãos na entrada e saída, esses estabelecimentos deverão ser desinfectados cada vez que um aluno encerrar seu treino. Os funcionários e alunos devem usar máscara e o espaço deve ser arejado.

ANTECIPAÇÃO DO 13º – Para amenizar os impactos da pandemia na vida dos servidores municipais, a Prefeitura de Bom Despacho decidiu antecipar para junho o pagamento de metade do 13° salário. Além disso, o servidor efetivo poderá requerer a outra metade do benefício no mês de seu aniversário.

CARMO DO CAJURU – Nesta cidade, a Prefeitura não disponibiliza o boletim epidemiológico. Porém, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou a primeira morte por Covid-19 de um morador da cidade. Segundo a Secretaria, o caso foi notificado pelo município no dia 9 de abril. Desde então, o cajuruense estava internado no Hospital São Judas Tadeu, em Divinópolis, onde faleceu no último dia 3.

CLAUDIO – A Prefeitura de Cláudio informa que durante a manutenção das medidas de distanciamento social e fechamento do comércio, não houve nenhum caso confirmado de Covid-19 na cidade. Segundo a Prefeitura, após a publicação do plano de retomada das atividades econômicas, no dia 3 de abril, o município de Cláudio permaneceu por mais de trinta dias sem testes positivos.

Porém, no último dia 4, houve três confirmações positivas, no Distrito de Monsenhor João Alexandre. Diante dessas confirmações, A Prefeitura voltou a adotar até o próximo dia 20, restrição de vendas para consumo no local de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes lanchonetes, mercearias e similares, de maneira a reduzir eventuais aglomerações de pessoas.

IGARATINGA – Em Igaratinga, até esta quinta-feira, foram 39 notificações, porém não houve confirmação de nenhum caso da Covid-19. Todos os servidores municipais, além de máscaras, receberam outros equipamentos de proteção individual.

Força-tarefa da Prefeitura de Igaratinga fiscaliza, orienta e distribui máscaras de proteção à população (Foto: Prefeitura de Igaratinga)

IGUATAMA – Em Iguatama não há registros, porém de forma preventiva, a Prefeitura decretou emergência em saúde pública. O decreto autoriza o município a adotar uma série de medidas, se necessárias.

ITAPECERICA – Em Itapecerica, foram confirmados 12 casos de Covid-19 e 20 pessoas estão em isolamento sendo acompanhados pelo município.

Na terça-feira passada, o prefeito Wirley Reis se reuniu com as professoras que atuam na rede municipal de ensino por meio de contratos a fim de anunciar a alternativa encontrada pela Prefeitura para evitar o cancelamento das contratações neste momento de crise provocada pela epidemia de coronavírus, que ocasionou a suspensão das aulas.

O prefeito disse que os contratos estão mantidos e irá, pelos próximos meses, deslocar as professoras, que não estão trabalhando, para a fiscalização no que se refere às medidas adotadas pelo Município para conter o avanço do contágio pelo coronavírus.

LAGOA DA PRATA – Em Lagoa da Prata até agora foram 359 notificações e 19 casos confirmados. Segundo a Prefeitura, 17 pacientes já estão recuperados e dois continuam em isolamento domiciliar, não necessitando de internação hospitalar.

LUZ – Em luz foram 103 notificações, porém até agora não houve nenhuma confirmação. Segundo a Prefeitura, 12 pacientes estão em isolamento domiciliar.

PEDRA DO INDAIÁ – Nesta cidade, a Prefeitura não divulga o boletim epidemiológico, entretanto informa que houve a confirmação de um caso de Covid-19 no município. O paciente e também a família dele foram colocados em isolamento domiciliar e todas as demais medidas cabíveis relacionadas ao caso foram tomadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Na última quarta-feira, o prefeito assinou decreto tornando obrigatório o uso de máscaras para todos os cidadãos que transitem em espaços públicos, como ruas, praças, estabelecimentos públicos e privados. Também forma adotadas novas medidas para o funcionamento do comércio.

Porém, a medida mais dura adotada pelo decreto, foi a implantação do toque de recolher a partir desta quinta-feira (7), das 20h até as 5h do dia seguinte. O toque de recolher na cidade vai até o dia 14 de maio.

SANTO ANTÔNIO DO MONTE – Nesta cidade, segundo o último boletim epidemiológico, até agora foram 75 notificações e três casos confirmados de Covid-19. Segundo a Prefeitura, os três pacientes que testaram positivo, já foram recuperados.

SÃO GONÇALO DO PARÁ – Em São Gonçalo do Pará foram 34 notificações e nenhum caso confirmado.

MINAS GERAIS – De acordo com o boletim divulgado ontem a noite pelo Ministério da Saúde, Minas Gerais tem 2.770 casos confirmados e 106 pessoas morreram vítimas da Covid-19. Em todo o país, são 135.106 casos confirmados e 9.146 mortes.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram