União, Estados e vários municípios da base do Sintram decretam feriado prolongado a partir de quinta-feira

 

Em razão das comemorações do Dia de Corpus Christi, vários municípios da base do
Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) terão o expediente em suas repartições públicas municipais, estaduais e federais suspenso a partir de quinta-feira (16). A suspensão das atividades, à exceção dos serviços considerados essenciais como saúde e coleta de lixo, abrange prefeituras e câmaras municipais.

O Dia de Corpus Christi não é feriado oficial tanto na União quanto no Estado. Entretanto, a data é homologada como feriado municipal na maioria das cidades brasileiras. Em Divinópolis, Corpus Christi foi declarado feriado municipal pela Lei 744/1967, sancionada pelo então prefeito Walchir Resende Costa. Desta forma em Divinópolis, o expediente na Prefeitura e na Câmara será suspenso na quinta-feira (16) em razão do feriado, e  na sexta-feira (17), já que foi decretado ponto facultativo pelo prefeito Gleidson Azevedo (PSC).

OUTRAS CIDADES DA BASE DO SINTRAM

ARAÚJOS

Quinta-feira – feriado municipal de Corpus Christi instituído pela Lei 277/1968
Sexta-feira – ponto facultativo

BAMBUI

Quinta-feira – feriado municipal
Sexta-feira – ponto facultativo

BOM DESPACHO

Quinta-feira – feriado municipal instituído pela Lei Municipal 713.
Sexta-feira – Expediente normal (até o fechamento dessa reportagem não havia decreto publicado para o ponto facultativo).

LAGOA DA PRATA

Quinta-feira – feriado municipal de Corpus Christi instituído pela Lei 46/1979
Sexta-feira – ponto facultativo

CLAUDIO, IGARATNGA E LUZ

Quinta-feira – feriado municipal
Sexta-feira – ponto facultativo

Igaratinga – Feriado Municipal e ponto facultativo

(Até fechamento dessa reportagem, não havia decretos publicados pelas Prefeituras das demais cidades da base do Sintram)

UNIÃO E ESTADO

Os servidores federais também terão o final de semana prolongado por um feriadão. Embora o Corpus Christi não seja feriado nacional, o Ministério da Economia publicou portaria estabelecendo pontos facultativos para quinta-feira e sexta-feira.  A mesma situação se repete para os servidores estaduais de Minas, uma vez que o governo estadual também decretou pontos facultativos para quinta e sexta-feira.

A data de Corpus Christi é celebrada 60 dias após a Páscoa, e rememora, de acordo com o catolicismo, a instituição da eucaristia pela transformação do pão e vinho no corpo e sangue de Cristo. As celebrações religiosas são conhecidas pelos famosos tapetes coloridos, por onde passam as procissões com a hóstia consagrada, uma tradição especialmente em Minas Gerais.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto:
A exemplo de todos os setores administrativos da Prefeitura, o CAC não terá atendimento na quinta e sexta-feira (Foto: Dircom/PMD)