Solenidade de posse dos candidatos eleitos em Divinópolis será realizada sem a presença de público

A Câmara Municipal de Divinópolis (CMD) já iniciou os preparativos e diretrizes para a cerimônia de posse dos 17 (dezessete) vereadores eleitos para a próxima legislatura, e do prefeito eleito Gleidson Azevedo (PSC) e sua vice-prefeita, Janete Aparecida (PSC), que assumirão os cargos no dia 1º de janeiro. A posse acontecerá no plenário da Câmara, no dia 1º de janeiro, as 16h.  Antes da posse, os eleitos serão diplomados pela Justiça Eleitoral no próximo dia 16.

A Diretoria de Comunicação da Câmara informa que na reunião solene de posse caberá ao vereador reeleito Edson Souza (Cidadania) presidir os trabalhos, já que pelo Regimento Interno da Câmara cabe ao vereador mais idoso presidir a Mesa de instalação da Legislatura. No rito da sessão, primeiro, os vereadores farão seus juramentos de posse, sendo em seguida, declarada a instalação da Legislatura. Na sequência, será realizada a votação para escolha da futura Mesa Diretora. Logo a seguir serão empossados os vereadores para a 25.ª Legislatura, que vai de 2021 a 2024.  Na sequência, o já eleito novo presidente da Câmara, dará posse ao prefeito, Gleidson Azevedo (PSC) e sua vice-prefeita, Janete Aparecida (PSC).

Após empossado, o novo prefeito e sua vice seguirão para o Centro Administrativo, onde seu antecessor, Galileu Machado, fará a entrega simbólica das chaves da sede da administração.

SEM PÚBLICO

De acordo com o secretário-geral da Câmara Municipal, Flávio Ramos, medidas de isolamento e prevenção foram tomadas para a solenidade em virtude da pandemia. “A decisão do presidente da Câmara, vereador Rodrigo Kaboja, foi a de seguir as mesmas regras de segurança sanitária estabelecidas pela Justiça Eleitoral para a realização da Diplomação. Só poderão ter acesso ao Plenário os empossados, servidores e representantes da Justiça Eleitoral e do Ministério Público Eleitoral”, explicou.

A cerimônia de posse ocorrerá no Plenário da Câmara seguindo as mesmas regras aptas para a Diplomação, diminuindo ao máximo os riscos de contaminação. Durante a solenidade, que terá somente a presença dos vereadores, imprensa e servidores do Poder Legislativo, todos serão submetidos à medição de temperatura na recepção, deverão usar máscaras e seguir todos os procedimentos preventivos indicados, como o uso de álcool gel e distanciamento.

Com informações da Diretoria de Comunicação/CMD