O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) foi vítima de uma fake news (notícia falsa) postada nesta quarta-feira (14) pelo site Diviweb, cujo conteúdo é abastecido pelos releases oficiais da Prefeitura de Divinópolis e assessorias de imprensa, além de material fornecido por agências de notícias oficiais.
Nesta quarta-feira, o site publicou notícia sob o título “Moradores do Interlagos hostilizam carro de som que faz ataques ao prefeito”. A matéria alega que os incidentes ocorreram na tarde desta quarta-feira e que o carro de som do Sintram, que está rodando pela cidade divulgando a campanha salarial dos servidores municipais, teria sido abordado e que “populares proferiram ofensas contra os ocupantes da camionete do Sintram”.
A postagem está acompanhada de uma foto de um dos veículos do Sintram, no entanto o registro não é do local e sim de situação anterior. A falsa e mal intencionada informação diz em seu texto que “os ocupantes da camionete o Sintram” teriam sido hostilizados por populares. Entretanto, os veículos do sindicato não carregam caronas e o carro que trabalhou no horário e dia citados pelo site, transportava somente o seu condutor, que em nenhum momento sofreu qualquer tipo de abordagem no local citado pela matéria.
O site de notícias também não entrou em contato com o sindicato para apuração da notícia, como prevê o bom jornalismo. Às 10h da manhã desta quinta-feira (15) a Assessoria de Comunicação do Sintram tentou um contato telefônico com o site para se informar qual foi a fonte da notícia. Entretanto, o telefone 3213-0334 fornecido pelo site para contato, não foi atendido. Além disso, o site não fornece nenhuma informação sobre quem se responsabiliza por seu conteúdo.
O Sintram esclarece que, ao contrário do que diz a falsa notícia, as manifestações recebidas sobre a campanha salarial dos servidores são de simpatia. Esclarece, ainda, que o sindicato conhece e segue à risca a legislação sobre publicidade em via pública. O Sintram lamenta mais essa tentativa de jogar a população contra os servidores municipais de Divinópolis.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram