Sintram e servidores da educação de Itapecerica entram na reta final para revisão do Plano de Carreira

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) está finalizando a revisão do Plano de Carreira e Remuneração (PCR) dos servidores da Educação municipal de Itapecerica. Desde o ano passado a diretoria do Sindicato vem trabalhando junto à Comissão de Servidores para fechar a contraproposta da categoria. Em janeiro, os profissionais da educação reuniram-se em assembleia para discutir a proposta apresentada pelo Executivo. Na ocasião a categoria aprovou a apresentação de uma contraproposta, que já está em sua fase final de elaboração.

De acordo com o dirigente sindical, Eduardo Parreira, responsável pela base territorial de Itapecerica, o Executivo aprovou mais de 90% da pauta apresentada pela Comissão de servidores. Parreira prevê que a revisão do PCR pode ser concluída essa semana. Nesta quinta-feira (11), ocorrerá nova reunião entre a Comissão de Servidores, o Executivo e o Sintram. Segundo Eduardo Parreira, essa reunião poderá fechar os últimos pontos ainda pendentes. “Vamos definir a tabela salarial, que é o último ajuste pendente, para que o Plano possa ser apresentado à Câmara Municipal. Eu espero que essa seja a última reunião para concluirmos a revisão”, afirmou o dirigente.

A revisão dos Planos de Carreira nos municípios da base do Sindicato onde a lei já existe e a construção da legislação onde ainda não há o regime jurídico  para a Educação, é uma das principais metas do Sintram. Desde 2016, o Sindicato estabeleceu uma frente de trabalho, que vem desenvolvendo a revisão e elaboração da legislação. O trabalho já foi concluído em Araújos, Carmo da Mata e Igaratinga. Em Araújos, primeiro município a ter a revisão do PCR da Educação concluído, o projeto foi aprovado pela Câmara no ano passado, mas a lei ainda não foi sancionada pelo prefeito.  A revisão está em andamento nas cidades de Bom Despacho, Carmo do Cajuru, Perdigão, Santo Antônio do Monte, Bambuí, Cláudio e Iguatama.

Para a presidente do Sintram, a revisão e construção do Plano de Carreira e Remuneração dos servidores continuam como um dos principais objetivos do sindicato. “Estamos cuidando do futuro dos nossos servidores, pois a partir do momento em que a categoria tenha seu regime jurídico próprio, haverá a segurança necessária para o melhor desempenho de suas funções. Começamos esse trabalho lá em 2016 e é preciso ter paciência, pois não é uma legislação simples. O Plano de Carreira precisa ser construído sempre ouvindo os servidores, pois só eles sabem exatamente as dificuldades que enfrentam no dia a dia. Vamos continuar firmes, pois o PCR está dentro da nossa maior e principal meta, que é a valorização dos nossos servidores”, afirmou Luciana Santos.