Sintram e prefeito de Carmo do Cajuru avançam nas discussões da pauta de reivindicações dos servidores municipais

O secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), Demetrio Bento da Cruz, foi recebido na manhã desta sexta-feira (21) pelo prefeito de Carmo do Cajuru, Edson Vilela (PSB) para dar continuidade às negociações de todos os itens da campanha salarial. Também participaram da reunião a conselheira Lucilândia Monteiro e Rody Santos e João Batista, integrantes da Comissão de Servidores que acompanha as negociações da pauta de reivindicações da classe, aprovada em assembleia ocorrida no dia 4 de dezembro do ano passado.

Acompanhado da secretária de Gabinete, Valéria Ferreira, o prefeito Edson Vilela recebeu os dirigentes sindicais Lucilândia Monteiro e Demetrio Bento, e os servidores Rody Santos e João Batista, integrantes da Comissão de Negociação

O prefeito Edson Vilela já concedeu 6,68% a título de recomposição salarial para os servidores do município, sendo 4,48% de revisão, mais 2,4% de ganho real. A recomposição é retroativa a 1° de janeiro, sendo paga dentro da data-base da categoria.

VALE-ALIMENTAÇÃO

A reunião desta sexta-=feira teve como objetivo discutir o restante da pauta de reivindicações. O secretário do Sintram, Demetrio Bento, apresentou ao prefeito os demais itens da pauta, que foram discutidos individualmente durante o encontro.

Sobre o vale-alimentação, o prefeito disse que “vai estudar” o pedido de revisão no seu valor. Hoje a Prefeitura de Carmo do Cajuru paga R$ 10,50 ao dia. Os servidores querem que o valor do vale alimentação seja revisado de acordo com a inflação acumulada no ano passado e a definição de um índice fixo para a recomposição automática anual.

AUXÍLIO TRANSPORTE

Demetrio Bento apresentou ao prefeito o pedido de implantação do auxílio transporte que tem como alvo servidores que trabalham na Prefeitura de Carmo do Cajuru residentes fora do município. Embora tenha prometido estudar a possibilidade de atender a essa solicitação, Edson Vilela disse que é preciso elaborar uma lei bem amarrada para conter eventuais abusos.

“O que estamos pleiteando é atender exclusivamente aos servidores da Prefeitura que residem fora de Carmo do Cajuru, já que a cidade não possui serviço de transporte coletivo urbano e a Prefeitura já disponibiliza um ônibus para transportar servidores que residem na área urbana”, esclareceu o secretário do Sintram. Ainda de acordo com Demetrio Bento, o Sintram entregou ao prefeito a minuta de um Projeto de Lei para a concessão do auxílio transporte.

PLANO DE CARREIRA

Edson Vilela garantiu que até o fim do mandato em dezembro desse ano, já terá aprovado o novo Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) dos servidores do quadro geral. “O atual Plano é uma verdadeira colcha de retalhos, por isso pretendo elaborar um novo Projeto que atenda aos servidores e esteja dentro da realidade do município”, garantiu.

Vilela disse ainda que enviará à Câmara nos próximos dias Projeto de Lei para garantir o piso nacional para os professores da educação básica e também para os Agentes Comunitários de Saúde e de combate a Endemias.

O secretário do Sintram considerou a reunião bastante proveitosa, uma vez que o prefeito se mostrou aberto para discutir todas as reivindicações. “A reunião atingiu aos seus objetivos e o prefeito está aberto para negociar. Todos os itens da pauta de reivindicações foram debatidos e o prefeito sinalizou com a possibilidade de atender a esses pedidos. Vamos continuar conversando com a administração para acelerar o processo”, concluiu Demetrio Bento.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram