Semana Nacional de Trânsito em Divinópolis começa com blitz educativa

Compartilhe essa reportagem:

A Semana de Trânsito é uma ação da Prefeitura de Divinópolis, por meio da  Secretaria de Trânsito, Transportes e Segurança Pública (Settrans). O tema deste ano é “Perceba o Risco, Proteja a vida”.

Nesta terça-feira (22), foram realizadas duas blitz educativas na Praça da Bíblia e na Trincheira da Rua Goiás, no intuito de alertar aos motoristas sobre a importância de seguir as normas de trânsito.

A campanha é realizada anualmente pelos órgãos de trânsito de cada município brasileiro  com o objetivo de conscientizar os motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres.

De acordo com o Sistema Nacional de Trânsito, ao final deste ano, se encerra a Década  de Ações pelo Trânsito Seguro, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) entre os anos de  2011 à 2020, na qual os governos de todo o mundo se comprometeram a tomar medidas para prevenir os acidentes, que matam cerca de 1,25 milhão de pessoas por ano.

A Semana Nacional do Trânsito procura a conscientização dos cidadãos sobre a importância da mudança da atitude de valorização da vida e responsabilidade social, visando reduzir o número elevado de lesões e mortes causadas pelos acidentes de trânsito no Brasil.

Os números em Divinópolis

Segundo dados da Settrans, em 2019, 5.947 pessoas se envolveram em acidentes de trânsito na cidade. Desse total, 1.947 não usavam cinto de segurança, e 49 pessoas vieram a óbito em consequência dos acidentes. Foram 1.189 acidentes com motocicletas. A grande maioria dos acidentes foi causada por falta de atenção, cerca de 3.685 deles, 469 pessoas causaram acidentes por desobediência à sinalização.

Mais da metade dos acidentes na cidade foram causados por condutores homens (3.990). As mulheres foram responsáveis por 1.421. A faixa etária de30 e 59 anos que mais esteve envolvida em acidentes, 3.324 no total.

Fonte: Diretoria de Comunicação

 

 


Compartilhe essa reportagem: