São Sebastião do Oeste: Em reunião com a Prefeitura, Sintram tenta preservar Planos de Carreira dos servidores

Como noticiado, ontem (29/06), em matéria no site do sindicato, a diretoria do Sintram representada pela presidente, Luciana Santos, e pelo vice, Wellington Silva, estava em contato com a administração de São Sebastião do Oeste para agendar reunião sobre os planos de carreiras dos servidores públicos municipais da cidade, tanto o do quadro geral como o da Educação, que após seis meses de espera foram aprovados pela Câmara Municipal na última semana. Além da longa espera, outro fator que preocupou o sindicato é que os projetos aprovados foram  Substitutivos, apresentados pelo Legislativo, e não os projetos já consolidados em assembleia dos servidores. A reunião com a Prefeitura e sindicato foi realizada na tarde de ontem (29/06).

No encontro, a diretoria tentou verificar com a administração se era possível chegar a um consenso sobre as propostas, preservando o que havia sido acertado coletivamente entre os servidores.

Na reunião, o prefeito Berlarmino Luciano Leite, acompanhado do assessor de gabinete, a procuradora do município, e a secretária de Educação, argumentou aos diretores do sindicato, que infelizmente os projetos substitutivos, apresentados pelo Legislativo Municipal, modificaram a proposta original da administração, sendo que muitos dos artigos  se tornaram inconstitucionais pelo fato de gerarem despesas para o Executivo. Além disso, a administração argumentou que vigora o congelamento das carreiras e salários dos servidores públicos, imposto pelo Governo Federal, fatos esses que inviabilizam a sanção por parte da administração.

O vice-presidente, Wellington Silva, disse que o prefeito foi categórico e que mesmo com a insistência dos diretores do Sintram, a administração deixou claro que não poderá sancionar os projetos. “Nós, do sindicato, insistimos, talvez para encontrar um meio termo, mas o prefeito foi categórico ao dizer que infelizmente ele terá que vetar por esses dois motivos, que no caso é a questão das inconstitucionalidades presentes nas propostas e devido ao atual momento de congelamento de reajuste salarial e da carreira dos servidores públicos”, explicou Wellington.

A presidente Luciana Santos destacou que o sindicato continuará trabalhando em defesa dos servidores. “Infelizmente não conseguimos reverter essa situação, mas a luta e assistência do sindicato aos servidores de São Sebastião do Oeste continua.  É preciso deixar claro que o sindicato esteve presente, conduziu as discussões, buscou de todo modo garantir e preservar o que foi consolidado coletivamente durante mais de dois anos de trabalho, pois as assembleias são soberanas, o que a maioria delibera é o que é efetivado pelo sindicato”, finalizou.

Reunião foi realizada na tarde de ontem