Professores da rede municipal de Pains realizam manifestação e protestam contra o prefeito

Vestidos de preto, professores da rede municipal de Ensino de Pains fizeram passeata de protesto contra o prefeito (Fotos: Sintram)

O prefeito da cidade de Pains, Marco Aurélio Rabelo, está travando uma batalha contra os servidores municipais da cidade, especialmente contra os professores que atuam na rede municipal de ensino. Com atitudes truculentas, o prefeito foge do diálogo com o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), entidade que representa os servidores. Desde 2021 o Sintram vem tentando estabelecer um diálogo com o prefeito e até hoje não conseguiu uma audiência com o chefe do Executivo.

O diretor de Planejamento do Sintram, Vantuil Alves, responsável pela regional do sindicato em Pains, afirma que o prefeito não aceita diálogo. “Nós nunca conseguimos uma audiência com o prefeito para discutir questões de interesses dos servidores”, afirma Vantuil.

Por outro lado, a Câmara Municipal de Pains é totalmente omissa com relação ao Executivo. Não há fiscalização dos atos do prefeito, vereadores não se posicionam sobre a truculência do Executivo contra os servidores e o Legislativo não cobra o cumprimento de direitos da categoria que estão estabelecidos por lei.

Ao final da passeata, os professores se concentraram em frente a Prefeitura de Pains

Cansados do descaso do prefeito, os professores da rede municipal de ensino realizaram uma manifestação nesta segunda-feira (29). A categoria paralisou as atividades por um dia e, vestidos de preto em protesto contra o prefeito, os professores realizaram uma caminhada que terminou em frente ao prédio da Prefeitura. Os professores querem o pagamento do piso salarial nacional. “Esperamos ser atendidos em nossa demanda já que cumprimos nosso trabalho com tanta dedicação e responsabilidade o que faz com que a educação na cidade de Pains seja destaque na região”, afirmou uma das professoras que participou da manifestação.

O prefeito Marco Aurélio Rabelo ainda não fez numa manifestação oficial sobre as reivindicações dos professores. De acordo com o diretor do Sintram, Vantuil Alves, a mobilização desta segunda-feira (29) foi uma iniciativa dos professores. Segundo ele, o Sintram está a disposição dos servidores. “Sabemos que é quase impossível debater com o Executivo as demandas dos servidores de Pains através do diálogo, pois o prefeito nunca recebeu a diretoria do Sintram. Dificilmente podemos contar com a Câmara, que aprova todos os atos do Executivo. O Sintram se coloca à disposição dos servidores de Pains e estamos prontos para adotar medidas mais severas, inclusive por vias judiciais, caso seja essa a vontade da categoria”, finalizou o dirigente sindical.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram