Por falta de deputados, bloco que formava a base do governo Zema é extinto na Assembleia Legislativa de Minas

O Bloco Parlamentar que formava a base do governador Romeu Zema (Novo) foi extinto na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A comunicação da Presidência com esse conteúdo foi lida durante a Reunião Ordinária desta terça-feira (19). O motivo é o número insuficiente de deputados, já que o bloco parlamentar passou a ter apenas 15 membros e a quantidade mínima é de 16.

A redução se deu em função da desfiliação do deputado Neilando Pimenta do partido Podemos. Acrescenta a comunicação que o Bloco Deputado Luiz Humberto Carneiro deixa de existir, pois passa a ser integrado por número inferior ao exigido para sua constituição e, por conseguinte, para sua manutenção.

REGIMENTO INTERNO

De acordo com o parágrafo 5º do artigo 71 do Regimento Interno, “não será admitida a constituição de bloco parlamentar integrado por menos de um quinto dos membros da Assembleia Legislativa”. Complementa o parágrafo 6º que, se o desligamento de um partido implicar composição numérica menor que um quinto, o bloco parlamentar será automaticamente extinto.

Fonte: ALMG
Foto: Plenário da Assembleia Legislativa durante reunião ordinária desta terça-feira (Crédito: Guilherme Dardanhan/ALMG)