Movimento Unificado de Divinópolis promove atividades contra a PEC 32 e apoia carreata em favor da revisão salarial dos servidores

O movimento sindical divinopolitano promete realizar um dia inteiro de manifestações na cidade nesta quarta-feira (18). A data marca o Dia Nacional de Luta e Paralisações convocada pelas centrais sindicais do país contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n° 32, que propõe a Reforma Administrativa, contra as privatizações e por geração de emprego. Atos estão sendo organizados em todos os estados e em Belo Horizonte está marcada uma manifestação para 17h.

O dia Nacional de Luta e Paralisações foi convocado pelo Movimento Unificado de Divinópolis (MUD), que reúne vários sindicatos que atuam na cidade, além de seguimentos estudantis e da sociedade civil. Em assembleia realizada no último dia 15, da qual participaram o Sintram, Sinpro, SindUte, Sintraemg, Bancários, SindReceita e Sintemmd, além do Movimento Estudantil,  entre outras lideranças, o MUD definiu uma extensa programação para esta quarta-feira, que será encerrada com a carreata em defesa da valorização dos servidores municipais de Divinópolis.

PROGRAMAÇÃO

De acordo com a decisão da assembleia do movimento sindicalista realizada no último dia 15, serão encaminhados ofícios ao presidente da Câmara Municipal, Eduardo Print Júnior (PSDB) e para a Comissão de Justiça, Legislação e Redação do Legislativo, solicitando audiência pública para debater os efeitos da PEC 32/2020.

A manifestação pública, marcada para esta quarta-feira (18) começa às 10h, com uma tenda armada na Rua São Paulo, esquina com Avenida 1º de Junho, com o objetivo de informar a população sobre os prejuízos que a PEC da reforma administrativa causará ao funcionalismo público, provocando de imediato o sucateamento do serviço oferecido ao cidadão.

CARREATA

A partir de 17h30, os sindicatos integrantes do MUD se unirão à carreata convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), em defesa da revisão salarial dos servidores municipais de Divinópolis e protestos contra o assédio moral e a precarização no serviço público e contra a reforma administrativa. Haverá, ainda, um momento de reflexão em homenagem aos servidores municipais que morreram vítimas da covid-19.

A concentração para a carreata acontecerá a partir de 17h30 no entorno da Praça da Catedral, seguindo posteriormente pelas principais ruas do Centro da cidade, sendo finalizada em frente ao Centro Administrativo na Avenida Paraná, onde acontecerá o ato de encerramento da manifestação.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram