Mais um município da base do Sintram decide manter suspensão das aulas presenciais

Na semana passada, a Secretaria de Estado da Educação, através de resolução, definiu pela liberação do retorno das aulas presenciais nas cidades que integram o Programa Minas Consciente, que classifica cada cidade pelo risco de contaminação do coronavirus. A decisão da Secretaria liberou o retorno das atividades presenciais em todas as escolas dos municípios que estão classificados na chamada onda verde.

A decisão do governo estadual repercutiu negativamente entre sindicalistas e profissionais da educação. Na região central de Minas, o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) se posicionou oficialmente contra o retorno às aulas presenciais na sexta-feira passada. O vice-presidente do Sindicato, Wellington Silva, falando em nome da diretoria, disse que o momento é inoportuno, pois está claro que ainda há um grande descontrole dos municípios com relação à pandemia.

O vice-presidente pediu responsabilidade aos gestores ao tomar a decisão, já que a volta das aulas presenciais aumentará de forma significativa o risco de contágio, em razão de maior volume de usuários do transporte coletivo, aglomerações e redução do distanciamento social.

MUNICÍPIOS SEGUEM ORIENTAÇÃO DO SINTRAM

Na semana passada, a Prefeitura de Santo Antônio do Monte decidiu manter as aulas presenciais suspensas. O município ainda não tem nenhuma previsão para o retorno.

Agora foi a vez da Prefeitura de Bambuí seguir a orientação do Sintram e manter as aulas presenciais suspensas. Apesar de estar na onda verde, principal requisito para o retorno às aulas, a Prefeitura decidiu que não tomará essa medida agora. Em nota divulgada nesta terça-feira (29), a Prefeitura de Bambui disse que “as aulas presenciais em Bambuí não voltarão enquanto não houver uma segurança de saúde, para que não aconteça aumento do número de casos de covid-19 e, consequentemente, possíveis mortes”.

Segundo a Prefeitura, a decisão foi tomada em conjunto pelas secretarias municipais de Educação e Saúde, tendo sido baseada e respaldada em orientações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde para a prevenção à pandemia do coronavírus.

Ainda segundo a nota, “ainda não é o momento para o retorno consciente dos alunos às aulas presenciais”. A Prefeitura admitiu que não tem capacidade para proporcionar uma estrutura de segurança de saúde adequada para atender aos protocolos vigentes.

“As atividades remotas, contudo, permanecerão sendo disponibilizadas aos estudantes da rede municipal de ensino, garantindo a permanência do vínculo entre aluno, escola e família”, finaliza a nota da Prefeitura de Bambui.

“Esperamos que todas as cidades de nossa base também tomem essa mesma decisão. Até o momento ainda não temos notícia de que as aulas presenciais tenham retorno marcado em nenhum dos municípios e isso é o correto e seguro a fazer nesse momento. É sempre bom lembrar que o governo do Estado facultou aos prefeitos a decisão final sobre o retorno das aulas presenciais. E temos certeza que todos estão conscientes de que o momento é totalmente inapropriado para a retomada das aulas presenciais”, disse a presidente do Sintram, Luciana Santos.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram