Hospital referência para 53 municípios da região Centro-Oeste ganha 10 novos leitos de UTI

A cerimônia de entrega dos leitos de UTI reuniu dezenas de autoridades ligadas ao sistema de saúde (Foto: Willian Pacheco/SES-MG)

O município de Pará de Minas conta agora com mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que já estão disponíveis para atender a pacientes da macrorregião de saúde Oeste. Na manhã desta quinta-feira (11) foram entregues 10 novos leitos de UTI ao Hospital Nossa Senhora da Conceição, que é referência do SUS para a microrregião de Pará de Minas em média complexidade. Também é referência em urgência/emergência e alta complexidade para os 53 municípios da macrorregião de saúde Oeste.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) O hospital possui 134 leitos, sendo 20 destes de UTI adultos. Com a inauguração da nova ala, o Hospital conta agora com 30 leitos de UTI. Para a abertura dos novos leitos, foram disponibilizados pelo 11 respiradores pelo Estado. Para o custeio da equipe e dos insumos até que os 10 leitos sejam habilitados pelo Ministério da Saúde (MS), foram destinadas à instituição emendas parlamentares no valor de R$ 2 milhões.

“Esses leitos não serão responsáveis apenas pelos pacientes de urgência-emergência que todos os dias estão aguardando um leito, mas também para cirurgias eletivas de maior complexidade”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Fábio Baccheretti.

O prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz, observa que, quando Executivo e Legislativo se unem e há, sobretudo, vontade política, se consegue entregar aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) serviços de qualidade. “Foi a união do Legislativo e Executivo que permitiu entregar 10 leitos de UTI em 20 dias. São mudanças e entregas significativas para a população”, frisou o prefeito.

Para o provedor do Hospital Nossa Senhora da Conceição, José Júlio Faria, a inauguração dos 10 leitos de UTI traz também responsabilidades. “Depois da inauguração, teremos uma grande responsabilidade para que continuemos atendendo a população da região”, destacou.

Com informações da Agência Minas