Estudo inclui o Brasil entre países em declínio democrático

O Instituto Variedades de Democracia, da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, publicou o seu Relatório da Democracia 2021, que indica um declínio democrático entre as nações do planeta. De acordo com o estudo, 25 nações que incluem 1/3 da população mundial – 2,6 bilhões de pessoas – estariam experimentando uma onda acelerada de autocratização. Brasil, Índia e Turquia estão colocados nesse rol.

Segundo o estudo, algumas situações se repetem em diversos países. Ameaças à liberdade de imprensa, perseguição acadêmica e repressão de movimentos da sociedade civil, por exemplo. Os governos patrocinam a polarização política por meio de desinformação disseminada pelas redes sociais – as fake news.

Na tabela com os dez países que nos últimos dez anos passaram por um processo de incremento no declínio democrático, ou na autocratização, o Brasil aparece em quarto. Em primeiro lugar, está a Polônia, em segundo Hungria, em terceiro Turquia. Em quinto aparecem Sérvia, Benin, Índia, Ilhas Maurício, Bolivia e Tailândia.

Leia a íntegra do Estudo

Fonte: Congresso em Foco
Foto: Capa Relatório da Democracia 2021/Reprodução