Estatística de óbitos pela covid-19 em 2021 mostra a eficácia da vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) divulgou uma estatística dos óbitos por covid-19 em Divinópolis no ano passado, relacionados à vacinação. Segundo o levantamento, de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2021 foram registrados 559 mortes na cidade em decorrência da covid-19. Segundo a Semusa, 513 óbitos pertenciam ao grupo de risco, 481 possuíam alguma comorbidade, 391 estavam na faixa etária acima dos 60 anos e apenas dois destes casos envolveram menores de 18 anos.

Em relação aos vacinados, a estatística da Semusa analisa o período de 1º de março a 31 de dezembro. Segundo a pasta, foram registradas 487 mortes pela covid-19 nesses 10 meses.  Foram 235 óbitos de pessoas vacinadas com a primeira dose e 129 de vacinados com segunda dose, número bem menor em relação ao de não vacinados, que foram 252 mortes. Segundo a Semusa, 219 pessoas falecidas do grupo de vacinados possuíam alguma comorbidade, ou seja, pertenciam a um grupo de risco.

“Fica nítido que a vacinação tem contribuído para amenizar a gravidade dos casos na luta contra o covid-19. É importante que as pessoas que não se vacinaram, que estiverem com segunda dose em atraso ou já tenha cumprido o prazo mínimo de 120 dias após receber a segunda para tomar a dose de reforço, que procure, imediatamente, uma unidade de saúde para se imunizar contra a covid-19. Lembrando que não é necessário fazer agendamento. As salas de vacina funcionam de 8h às 16h”, disse a Semusa em nota oficial.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto: A técnica de enfermagem Fernanda Cândida da Costa foi a primeira pessoa vacinada em Divinópolis, no dia 19 de janeiro (Foto: Diretoria de Comunicação/PMD)