A cidade de Bom Despacho está enfrentando uma nova onda de contaminação pelo vírus da dengue. De acordo com nota oficial divulgada pela Assessoria de Comunicação do município, “apesar de a Prefeitura ter intensificado consideravelmente as ações de combate à dengue e a equipe de Epidemiologia estar trabalhando pesado, o número de pacientes com dengue em Bom Despacho aumentou quase 70% do fim de 2019 até o dia 10 de dezembro deste ano”.
O volume de casos registrados, segundo a Prefeitura apresenta números que impressionam. “Ano passado foram registrados 201 casos positivos de dengue no Município. Em compensação, 2020 ainda nem terminou e o número de doentes já chegou a 645”, diz a nota distribuída pela Assessoria de Comunicação.
“Tivemos o maior índice de contaminados desde 2014. Inclusive registramos um óbito, coisa que só tinha acontecido em 2015”, lamenta o gerente de Epidemiologia, Fernando Júnior.
Fernando Júnior lembra que as chuvas de verão unidas ao calor compõem um clima ideal para a proliferação do mosquito. Entretanto, a falta da limpeza dos quintais, caixas d’água e outros recipientes que acumulam água são os fatores que mais colaboraram para a proliferação do Aedes aegypti e aumento de casos de dengue na cidade. “100% dos focos estão dentro das residências. Não adianta todo o investimento do Município e trabalho dos servidores, se a população não fizer sua parte”, alerta o epidemiologista.
Com informações da Assessoria de Imprensa