Divinópolis não se manifestou para integrar consórcio para compra direta e vacinas contra a covid-19

O consórcio de municípios para compra de vacinas contra a covid-19 já teve manifestação de interesse de 649 prefeituras, segundo a lista divulgada nesta quarta-feira (3) pela Federação Nacional de Prefeitos (FNP). A iniciativa foi lançada na segunda-feira (1º) em uma reunião com cerca de 300 prefeitos.

O prazo para as prefeituras assinarem o termo de intenção do consórcio termina nesta sexta-feira (5). A previsão é que a associação seja efetivamente instalada até o dia 22 de março. Deve ser ainda elaborado um modelo de projeto de lei para ser enviado às câmaras municipais para que as cidades participem das compras.

A ideia é que as prefeituras possam comprar as vacinas caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, não seja capaz de suprir toda a demanda. “O consórcio não é para comprar imediatamente, mas para termos segurança jurídica no caso de o PNI não dar conta de suprir toda a população. Nesse caso, os prefeitos já teriam alternativa para isso”, explicou o presidente da FNP, Jonas Donizette, durante a reunião de lançamento da iniciativa.

Estão sendo avaliadas formas de financiar a aquisição dos imunizantes. Há três possibilidades principais: recursos do governo federal; financiamento por organismos internacionais e doações de investidores privados brasileiros.

MINAS GERAIS

De acordo com a FNP, até agora apenas 151 municípios de Minas Gerais manifestaram a intenção de ingressar no consórcio. Por e-mail, a assessoria de imprensa da FNP informou ao Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) que provavelmente não haverá prorrogação do prazo de adesão e que basta ao município preencher o formulário de adesão, que está disponível no site da Frente. Disse ainda que a FNP reúne as 412 cidades com mais de 80 mil habitantes, mas os municípios que não integram a Frente também poderão participar.

Das 36 cidades da base do Sintram, apenas Lagoa da Prata se manifestou para integrar o consórcio de compra da vacina contra a covid-19. A cidade registro até ontem 40 mortos em decorrência a Covid.

Já Divinópolis, que integra a Frente Nacional de Prefeitos, não mostrou interesse em integrar o consórcio liderado pela entidade para aquisição de imunizantes.  Além de integrar a FNP desde 2012, Divinópolis já teve importante participação na diretoria da entidade. O então prefeito Vladimir Azevedo ocupou a vice-presidência de Gestão Pública no mandato 2011/2016.

Entre as cidades de Minas que já aderiram ao consórcio estão Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Martinho Campos e Pará de Minas.

Clique aqui e veja a nota técnica da FNP

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram