Contratação de empresa de auditoria para planos de saúde será pauta de assembleia no Sintram

No período do dia 16 a 20 de dezembro, a diretoria do Sintram irá promover assembleias com os titulares dos planos de saúde dos contratos vigentes no sindicato (Prontomed, Saúde Vida e Unimed Divinópolis Contrato 3326, 6531 e 1367).  O objetivo da convocação é apresentar e deliberar sobre a proposta de contratação de serviços de empresa auditoria, que irá monitorar os custos/aumentos dos planos de saúde. Serão realizadas cinco assembleia, todas no auditório do Sintram, sendo que cada plano terá seu dia específico (veja calendário abaixo). O horário das convocações será sempre o mesmo: 18h, primeira chamada, e 18h15, segunda chamada.

No final do mês de outubro, a diretoria do Sintram apresentou às Comissões de Servidores dos Planos de Saude, que discutem anualmente as propostas de aumento nos valores das mensalidades,  a proposta da contratação da empresa MEDI Consultoria e Gerenciamento em Saúde, que tem sede no Rio de Janeiro, mas atua em vários estados brasileiros. Em entrevista ao Sintram, o diretor da empresa, Juarez Cordeiro, explicou que além da auditoria de contas, o foco da empresa é acompanhar a saúde do servidor dando melhor assistência.

O vice-presidente, Wellington Silva, que antes de assumir a direção do sindicato já era um dos membro das Comissões de Servidores, explicou que a auditoria nas contas dos planos de saúde é um pleito antigo dos servidores. “Diante dessa reivindicação antiga das Comissões, entramos em contato  com a empresa e os representantes estiveram aqui e fizeram a apresentação da proposta às Comissões. Agora estamos convocando essa reunião ampliada com todos os titulares para que o servidor decida. Claro que tudo tem um custo e tem o benefício, então os usuários irão colocar na balança do que vale a pena; continuar da forma que está, a gente negociando às cegas, porque os planos de saúde mandam o consolidado anual e, muitas das vezes, quem faz parte da Comissão não tem experiência, entendimento, para analisar aquelas contas, se está correto ou não. Ou contratar essa empresa que de forma embasada irá nos auxiliar na análise desses dados”, disse o vice-presidente.

MAIORIA

O vice-presidente, Wellington Silva, destacou que é fundamental a presença de todos os titulares na assembleia, pois o que a maioria decidir será acatado pela diretoria. “É importante que todos estejam presentes para dar manifestarem se são a favor ou contra a contratação dessa prestação de serviços”disse.

Essa primeira convocação será realizada com os titulares do município de Divinópolis, caso seja aprovada a contratação da empresa, serão agendadas assembleias nos demais municípios, onde há usuários dos planos.

Confira aqui reportagem com mais informações sobre a MEDI Consultoria e Gerenciamento em Saúde

Reportagem: Flávia Brandão
Comunicação Sintram