Sintram apresenta às Comissões de Servidores dos Planos de Saúde proposta de auditoria

Buscando sempre melhorar a prestação de serviços do Sintram aos associados, a diretoria do sindicato, no final do mês de outubro, reuniu as Comissões de Servidores, que atuam na discussão dos reajustes anuais das operadoras de planos de saúde. A iniciativa teve como objetivo apresentar a proposta de contratação de uma empresa que atua na prevenção da saúde e promove auditoria dos gastos dos planos de saúde. A empresa é a MEDI Consultoria e Gerenciamento em Saúde, que tem sede no Rio de Janeiro, mas atua em vários estados brasileiros.

Juarez Cordeiro, sócio a empresa de consultoria, falou sobre a importância da medida

De acordo com o sócio da empresa, Juarez Cordeiro, que esteve na sede do Sintram para apresentar a proposta, a  MEDI Consultoria atua de forma preventiva, cuidando da saúde de todos os colaboradores das empresas, no caso do Sindicato, dos associados.  “O maior gasto hoje em medicina é em internação e cirurgia, onde os beneficiários ficam muito abandonados nos prontos-socorros. Nós damos um maior acolhimento, acompanhamos em tempo real a internação, damos suporte e acolhimento à família, acompanhamos todos os procedimentos médicos porque temos uma empresa de gestão médica. Não é uma empresa de call Center, é um grupo de enfermeiras e médicos que vão estar dando assistência 24 horas ao colaborador. Além das internações, vamos agendar exames de alta complexidade, identificar casos crônicos, fazendo acompanhamento preventivo, cuidando dos colaboradores especificamente”, explicou.

Questionado de que forma a empresa atuaria junto às operadoras que tem contrato com o Sintram, Juarez explicou que a  MEDI Consultoria já trabalha com mais de 35 Unimeds de todo o Brasil e várias outras operadoras de planos médicos,  como Amil, Bradesco, Saúde Vida, entre outras,  que já conhecem o sistema de atendimento da empresa.  “Quando o beneficiário vai para o pronto socorro e recebe uma senha de internação e tem que ser liberado a nossa equipe médica recebe essa senha de internação, então fazemos contato direto com a família, com o beneficiário e com área médica para estar acompanhando e acolhendo esse beneficiário 24 horas. Ele não vai ficar abandonado no hospital a mercê de um procedimento médico, vai ter uma equipe contratada pelo Sintram que vai dar todo o apoio para a família e para o paciente, no que diz  acolhimento e atenção médica”, explicou.

REAJUSTE

Sobre o fato dos associados questionarem os aumentos dos planos médicos e de outro lado as operadoras alegarem o aumento da sinistralidade, a reportagem questionou ao representante se é possível equacionar isso, dando mais clareza aos servidores, ao que o representante disse que a MEDI Consultoria acompanhará todos os gastos médicos do associado durante o ano. “Temos todo o propósito de acolhimento, mas o acolhimento tem um sentido: é cuidar bem do servidor, mas estamos de olho na conta médica, enquanto ela está acontecendo. Não adianta depois a operadora vir com o relatório dizendo que gastou isso ou aquilo, sem que tenha algum médico que possa conferir exatamente. E nós conferimos em tempo real, no momento que aconteceu e depois iremos fazer uma auditoria de conta médica para saber se tudo que a operadora está cobrando, é devido”, explicou.

AUDITORIA

Juarez explicou que o trabalho da empresa vai além da conferência, ou seja, é feita uma auditoria de contas. “Vamos abrir para saber tudo que foi gasto desde algodão, seringa até honorário médico. Então é  fundamental para que o Sintram tenha ferramentas de análise para poder tomar uma medida ou não, para tomar um posicionamento junto às operadoras. Isso nós já fazemos com algumas empresas da região e deu muito certo”, destacou.

RESULTADOS

Juarez Cordeiro ressaltou  ainda que partindo dessa análise de auditoria e relatório a MEDI Consultoria e Gerencialmente em Saúde irá também traçar o perfil de saúde dos associados e atuar de forma preditiva. “O que se chama preditiva? Se você pega no relatório muitas doenças de trato urinário, nós iremos começar a criar ações  para cuidar desses  problemas. Se você tem muito cardiopatia, vamos procurar várias ações para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Temos que procurar cuidar das pessoas de pé e não deitada. Então isso é fundamental para que  tenhamos um programa de sucesso.  É o que acontece, por exemplo, com a Associação do Tribunal de Contas do Estado do Rio, que hoje o resultado é muito bom porque a gente cuida efetivamente das pessoas. Não adianta o Sintram pagar uma fatura, porque quem gasta são os servidores. Nós temos  que cuidar  dos servidores, para que eles não tenham que parar o tempo todo em uma internação ou em uma emergência”, finalizou Juarez.

SINTRAM

O vice-presidente do Sintram, Wellington Silva, que acompanhou a apresentação da empresa e é também membro das Comissões de Servidores, explicou que a auditoria nas contas dos planos de saúde é um pleito antigo dos servidores. “Diante dessa reivindicação antiga das Comissões, entramos em contato  com a empresa e os representantes estiveram aqui para apresentar a proposta às Comissões. Vamos futuramente marcar uma reunião ampliada com todos os usuários para que o servidor decida. Claro que tudo tem um custo e tem o benefício, então os usuários irão colocar na balança do que vale a pena; continuar da forma que está, a gente negociando às cegas, porque os planos de saúde mandam o consolidado anual e, muitas das vezes, quem faz parte da Comissão não tem experiência, entendimento, para analisar aquelas contas, se está correto ou não. Então essa empresa vem neste sentido de nos auxiliar nesta negociação”, disse o vice-presidente.

Sobre a previsão de quando será realizada a reunião ampliada, o vice-presidente adiantou que a diretoria está organizando a convocação dos usuários para que o mais breve possível possa ser deliberado a respeito da contratação ou não da empresa.  “Vamos convocar essa reunião o quanto antes, fazendo a convocação por plano de saúde para que os usuários possam opinar a respeito”, finalizou Wellington.