Cláudio: Sintram irá cobrar reposição dos valores cortados pela administração no salário dos professores contratados

Com base  em recente decisão do Supremo Tribunal Federal que expressa à irredutibilidade salarial dos servidores públicos, o Sintram irá requerer, administrativamente, à Prefeitura de Cláudio para que faça a devida reposição dos valores, que foram cortados dos salários dos professores contratados do município.

O sindicato já havia solicitado o tratamento igualitário aos professores concursados e contratados. A solicitação foi encaminhada no dia 07 de maio à Prefeitura, sendo que no ofício o  Sintram questionava a medida imposta aos professores contratados, que tiveram redução salarial e carga horária de 50%,  após publicação da portaria Conjunta SME/SMCG emitidas pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria de Gestão, Planejamento e Administração do município. O Sindicato solicitou isonomia no tratamento dos profissionais, uma vez que superada a pandemia do Covid-19, igualmente todos (contratados e concursados) retornaram às salas de aula.

Agora  com a decisão do STF, o sindicato irá encaminhar novo requerimento à Prefeitura. Caso o sindicato não seja atendido na solicitação, será ajuizada ação para garantir o direito dos trabalhadores.

Posicionamento

O vice-presidente, Wellington Silva, destacou que o sindicato busca a princípio sanar as questões administrativamente e espera que a Prefeitura acolha o pedido da diretoria do Sintram. “Essa redução salarial prejudicou sobremaneira os professores contratados da Educação de Cláudio. Foram inúmeras reclamações que recebemos dos trabalhadores, visto que  foram surpreendidos com esse corte de 50% nos salários, o que trouxe dificuldades financeiras diversas. Com essa decisão do STF, iremos agora argumentar novamente com a administração e esperamos que possamos sanar esse impasse administrativamente”, declarou.

A presidente Luciana Santos disse que o sindicato, caso não seja atendido irá recorrer ao Judiciário para garantir o direito dos servidores. “O pagamento desse valores, que foram cortados, caso não sejam pagos pela administração iremos pleitear esse direito à Justiça. O Sintram está vigilante e iremos buscar garantir que nossos trabalhadores tenham seus direitos preservados e sejam igualmente respeitados pela administração independente do vínculo trabalhista”, ressaltou a líder sindical.