Prefeitura de Bambuí quita valores retroativos relativos às adequações dos novos planos de carreiras

A aprovação dos planos de carreiras dos servidores do quadro geral  e Educação de Bambuí foi uma grande vitória alcançada pela atual gestão do Sintram em dezembro do ano passado.  A concretização  dos planos só foi possível devido à união e trabalho conjunto do Sintram, servidores, administração municipal e vereadores.  As novas leis sancionadas pelo prefeito, Olívio Teixeira, em janeiro, trouxeram avanços importantes para os servidores e são comemorados pelo funcionalismo, que  recebeu os valores retroativos da nova legislação, em maio e junho/2020.

O trabalho do sindicato foi conduzido pela conselheira Lucilândia Monteiro, pelo então dirigente sindical a época, Eduardo Parreira, pela diretora em Bambuí, Rejane Barcelos, e pela presidente Luciana Santos.  Inúmeras reuniões e assembleias foram realizadas para fechar as propostas, que há cerca de três anos estavam sendo discutidas na cidade. O trabalho foi concluído com êxito, trazendo mudanças significativas para os servidores e a possibilidade de realização de concurso público na cidade, que já está com as inscrições abertas.

A diretora do Sintram e servidora municipal em Bambuí, Rejane Barcelos, destacou a importância do trabalho que hoje é comemorado pela categoria. “Os servidores municipais de Bambuí finalmente têm que comemorar. Os planos de cargos e salários, aprovados em dezembro de 2019, foram adequados aos novos valores e pagos, nos meses de maio e junho, tanto aos servidores ativos quanto aos aposentados. Aos servidores da Educação foi pago o Piso Nacional, de acordo com a Lei 11.738/08. Direitos preteridos desde então e que somente, depois de muita luta, atendidos pelo prefeito Olívio Teixeira, que não mediu esforços para que os mesmos fossem pagos e que se cumprisse a lei tanto aos efetivos quanto aos contratados. Aos servidores do administrativo e saúde, foi implantado o PCCs que ainda não tinham. Os provimentos efetuados após o devido reenquadramento foram calculados desde janeiro de 2020 (Sanção da lei), portanto, todos receberam retroativamente”, destacou.

União

Rejane falou da importância do trabalho do sindicato e do orgulho de ter feito parte desse momento histórico para o município e disse que é fundamental reconhecer e agradecer o apoio de todos aqueles que se empenharam para tornar este sonho em realidade. “Nós sabíamos que seria possível, mas que dependeria de inúmeros fatores, neste sentido mediamos inúmeras reuniões até alcançarmos um consenso. Aos vereadores, os nossos agradecimentos e aplausos pela parceria e apoio. Sempre estiveram ao lado do servidor. A diretoria do Sintram também agrade e reconhece o trabalho dedicado dos servidores do RH da Prefeitura, Gustavo Bruno, Rúbio Mota e Patrícia, sempre solícitos, e à secretária do sindicato, Leise Cardoso, nossa companheira assídua”, destacou Rejane.

Reconhecimento

A conselheira Lucilândia Monteiro frisou também a abertura e empenho do prefeito municipal, Olívio Teixeira, para discussão e conclusão dos planos e o apoio constante dos vereadores. “Mesmo em tempos difíceis para o serviço público, onde a se fala somente em cortar direitos, o prefeito esteve disposto e empenhado a concluir os planos de carreiras e reconhecer os servidores, categoria que é tão fundamental para o bom funcionamento de qualquer gestão municipal. Então fica nosso agradecimento e reconhecimento à gestão municipal, porque essa abertura e empenho foi fundamental para avançarmos. Além disso, é fundamental agradecer também aos vereadores, que estiveram sempre abertos ao diálogo, foram ágeis na análise da matéria, ouviram as ponderações do sindicato, ou seja, caminharam juntos para conclusão desta conquista há tanto tempo aguardada pelos servidores municipais”, disse.

Prefeitura

Em vídeo publicado, no último dia 29 de junho, na página da Prefeitura, o prefeito municipal, Olívio Teixeira, falou sobre a quitação de todos os retroativos aos servidores, fato que concluiu o processo de enquadramento dos novos planos de carreira do funcionalismo aprovados no ano passado. “Hoje dia 29 de junho, dia de São Pedro, estou acabando de assinar o restante das portarias, em que a gente faz um novo plano cargos e salários para os servidores efetivos de Bambuí. Um processo demorado, pesado, mas que contou com a participação dos servidores, através do Sintram, Comissões, Câmara; então está feito um novo plano de cargos e salários de Bambuí, o qual permite que seja feito um concurso público, que não é feito desde o ano de 2001. Os servidores aposentados e pensionistas já receberam esse acerto retroativo a 1º de janeiro. A partir de amanhã (30/06) será creditado na conta dos servidores efetivos  o novo salário, com novo  enquadramento, retroativo também ao dia 01 de janeiro desde ano. Isso representa em termos financeiros,  só essa diferença, que será paga para todos eles, cerca de 500 mil na folha de pagamento, quer  dizer que amanhã vai incrementar no comércio de Bambuí na folha de pagamento de servidores, um total de  quase R$ 2 milhões de reais. Então com essa assinatura, com esse pagamento encerramos o processo de enquadramento do novo  plano de cargos e salários de nossos servidores”, declarou o prefeito no vídeo.