Cidades da região cancelam carnaval de 2022 para evitar nova onda de contágio pelo coronavirus

Para evitar uma nova onda de contágio pelo coronavirus, várias cidades da região, com tradição em realizar grandes carnavais, já decidiram pela suspensão da festa no ano que vem. Em Divinópolis, cuja festa se limita a um pré-carnaval, o evento já foi cancelado. Na semana passada, a Prefeitura anunciou a suspensão do evento, após reuniões envolvendo as principais secretarias ligadas diretamente à festa.

A secretária de Governo, Janete Aparecida, que participou da decisão, afirmou que não é aconselhável fazer grandes aglomerações no momento atual. “Nós estamos falando de um pré-carnaval que pode ter a participação de quase 80 mil pessoas e fica praticamente incontrolável, não tem como ter o mínimo de distanciamento para realizar um evento dessa magnitude, então por segurança, o Prefeito tomou a decisão de não fazer o pré-carnaval no ano de 2022, deixando para fazer uma festa muito bonita e segura no ano de 2023”, garantiu.

REGIÃO

Na região, as prefeituras de Bambui e Arcos já publicaram decretos suspendendo o carnaval do ano que vem. A justificativa é a mesma: ainda não há segurança para eventos que possam fugir do controle da fiscalização. Proporcionalmente em relação ao número de habitantes, a cidade de Arcos é uma das regiões com o maior número de óbitos por covid-19. A cidade, de 40.658 habitantes, já registrou 162 óbitos em decorrência da covid-19 e já são 6.532 casos confirmados.

Em Bambuí, cujo carnaval também atrai um grande número de foliões , a suspensão do evento já foi definida por decreto do Executivo. A cidade, de 23.964 moradores, já registrou 55 mortes pela covid-19 e 2.155 casos foram confirmados até o último boletim epidemiológico, divulgado nesta segunda-feira (29).

Outras cidades da região, onde o carnaval atrai milhares de turistas, ainda não se manifestaram sobre o evento de 2022. É o caso de Lagoa da Prata, onde o evento costuma reunir até 30 mil pessoas por noite na orla da lagoa. Com uma população de 53.236 pessoas, Lagoa da Prata já registrou 170 óbitos pela covid-19 e foram confirmados 8.393 casos da doença.

Em Itapecerica, que além do tradicional desfile de blocos, também reúne milhares de turistas para uma das festas mais badaladas do ano, até agora não houve manifestação da Prefeitura sobre o evento. A cidade de 21.760 habitantes, registrou 43 mortes desde o início da pandemia e contabiliza 1.802 casos confirmados.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto: O prefeito de Itapecerica, Wirley Reis, desfila em um dos blocos do carnaval de 2019 (Foto:
Itapecerica.mg.gov.br)